O que está num número? A resolução 8K não parece muito superior ao 4K, mas os números brutos significam 4 vezes o mesmo número de pixéis, perto dos 33 milhões de pixéis, portanto 33 megapixeis, valor de resolução superior ao que muitas câmaras possuem ainda hoje em dia, e se a alta-resolução é a sua praia, em Setembro poderá comprar a primeira televisão 8K QLED da Samsung.
Poucos de nós vimos sequer uma das nossas fotografias com a SLR da família numa resolução tão alta, pelo que não é difícil imaginar o potencial deste novo televisor para conteúdos hiper realistas. Poderemos perguntar-nos para que serve neste momento uma TV 8K, quando nem as transmissões 4K são ainda uma realidade generalizada, mas a verdade é que os conteúdos estão a caminho e aqueles que tiverem interesse (e orçamento) podem começar a preparar-se desde já. Até lá, o foco da Samsung Q900R é mesmo o upscalling, significando que os conteúdos HD e UHD serão reprocessados para o número superior de pixéis.
Para o fazer, a Samsung implementou inteligência artificial e um processador dedicado para melhorar os conteúdos, embora a fonte dos dados vá sempre ter algum impacto na qualidade final dos conteúdos.
A disponibilidade exacta da Samsung Q900R ainda não foi confirmada, nem tampouco o preço, mas esperemos algo com pelo quatro dígitos à esquerda da vírgula, mas se esses valores estão dentro do seu orçamento, porque não?