Quer se goste, quer não, os Sony Xperia sempre foram excelentes smartphones, mas nos últimos anos foi-lhes faltando um je ne sais quoi. Mas, num sprint perto da linha de chegada, a Sony tem encurtado terreno e hoje oficializou o Xperia XZ3, um dispositivo com um charme importante e uma verdadeira revolução para a Sony, sendo o primeiro da marca com um ecrã OLED curvo e o primeiro smartphone oficial com o Android Pie.

Puro, simétrico, sem notch: este é o ecrã OLED de 6 polegadas do Sony Xperia XZ3 que coloca um ponto final numa era para a Sony, ultrapassando de uma vez as típicas 5.2 polegadas da marca, chegando com laterais curvas, rebordos mínimos de cantos arredondados, e sendo o primeiro equipamento da marca com tecnologia OLED.

Esta novidade chega um pouco de surpresa, já que foi logo em Janeiro que primeiro se falou da Sony apostar nos OLED já em 2018, quiçá com ecrãs POLED LG, já que a própria Sony é mais propriamente uma especialista em LCD. No entanto, tivemos que esperar até agora para a novidade se concretizar e não vem só, já que o ecrã apresenta ainda resolução QHD+ e tecnologia HDR. No papel, será o melhor painel dos últimos anos para a Sony e dos melhores disponíveis hoje no mercado.

Aqui, é preciso dizer que a Sony foi buscar alguns truques à Samsung e à HTC, equipando o ecrã do Xperia XZ3 com o Side Sense (para não ser confundido com o Edge Sense), um sistema que permite detectar gestos nas laterais curvas para desempenhar acções como substituir o obturador ou navegar para trás em páginas e abrir um menu lateral específico.

O design é herdado do XZ2 e parece mais delgado em consequência do ecrã mais alongado, mas mantém a certificação IP65/58, com o que o Xperia XZ3 terá boa resistência à entrada de água e detritos.

Em termos de hardware, o XZ3 mantém uma boa parte do hardware do XZ2, o que não é uma má abordagem, considerando que este ainda se encontra válido: encontramos um Snapdragon 845 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, a mesma câmara de 19MP f/2.0 Motion Eye com autofoco misto (PDAF e laser) e capaz de gravação a 960fps e FHD em HDR em tempo real.

A câmara frontal recupera resolução, passando para 13MP f/1.9 e a bateria aumenta igualmente para 3,300mAh.

Finalmente, o Sony Xperia XZ3 continua a tradição recente da Sony de lançar em primeiro lugar as novas versões do Android e o Xperia XZ3 será o primeiro smartphone oficializado com Android 9.0 Pie de origem.

Porque é o Xperia XZ3 importante

A Sony tem lutado para se manter relevante no mercado mobile, e essa relevância não se resume aos números de vendas. Tem obrigatoriamente de ser vista como um todo, incluindo na qualidade do seu hardware, onde a Sony se deixou ultrapassar nas tendências de mercado pelas concorrentes Chinesas com os seus ecrãs 18:9, câmaras duplas, etc.

Com o Sony Xperia XZ3 a Sony acaba de deixar para trás a sua antiga pele e oferece um smartphone com qualidades inegáveis, modernidade e design extremamente interessante, onde só falta saber qual será a postura da Sony quanto ao preço. Se o Xperia XZ2 tinha já grande potencial, o XZ3 poderá ser ele o renascimento da Sony?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui