Depois de termos dado eco à notícia de que o Huawei Enjoy 7S seria lançado fora da China, o rebaptizado Huawei PSmart foi lançado hoje em Portugal num evento no qual a TekGenius marcou presença. Como Huawei PSmart, o novo dispositivo da gama média quer colocar a Huawei como dominante incontestável no segmento abaixo dos €300, que representa em Portugal uma fatia ainda significativa do mercado global mobile. Vejamos então os argumentos da Huawei.
Design jovem
O Huawei PSmart não pode ser reduzido a uma versão internacional do Enjoy 7S. Externamente, o PSmart recupera a linguagem estilística da Huawei dos seus equipamentos mais recentes, com uma construção em metal monobloco de extremidades arredondadas para maior comodidade da mão. O design pontua ainda por um fino entalhe metálico que serve de contorno para as antenas, e pelas duas câmaras principais na face superior traseira, com o leitor biométrico mais ao centro.
O design é moderno e adopta a actual tendência de ecrãs 18:9 com rebordos reduzidos, pelo que possui um look alongado e esguio, com algum estilo a que temos que acrescentar uma qualidade de construção muito interessante.
Hardware sólido
O Huawei PSmart recorre a algum hardware já bem rodado e comprovado pela Huawei, tal como o fiável octa-core Kirin 659 que já equipa diversos equipamentos da marca, incluindo o Nova 2i, Huawei Mate 10 Lite, ou o Honor 7X. Com uma frequência máxima de 2.36GHz, o Kirin 659 oferece uma capacidade de processamento ainda perfeitamente capaz de lidar com multitasking intenso, coadjuvado por 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, portanto muito competitivo a este preço face aos equipamentos presentes no mercado com Snapdragon 625, não lhe faltando conectividade LTE para navegação rápida na rede de dados.
O hardware continua com um ecrã de 5.65 polegadas FHD+, bateria de 3000mAh e uma parelha de câmaras de 13MP+2MP, para favorecer o modo de retrato com desfoque do plano de fundo. À frente, uma câmara de 8MP servirá para selfies de boa qualidade. Confirmamos que, como tem sido apanágio da Huawei, o ecrã oferece bons ângulos de visão e cor, mas só com uma análise mais profunda poderemos realmente comentar.
Última peça de boas notícias é que o equipamento chega já com o Android Oreo via EMUI 8.0.
Para quem e por quanto
Ora vamos à parte importante: o Huawei PSmart chega a Portugal no próximo dia 05 de Fevereiro com um PVP de €279.
Características, preço, design e a postura da Huawei colocam este equipamento claramente na mira de um público jovem e dinâmico, que quer um equipamento sólido e completo sem quebrar o orçamento. No entanto, há que dizer que as características globais autorizam a que o Huawei PSmart francamente cumpra as expectativas de qualquer faixa etária com performance e funcionalidade para o quotidiano. Na globalidade, o equipamento é certamente competitivo, por isso não percam estas páginas para a futura análise a fundo desta nova investida na gama média.
Texto e imagem: Marco Trigo e João Mateus
[…] Primeiras impressões: Huawei PSmart lançado em Portugal para dominar gama média […]