A Samsung pode não ter mostrado o seu foldable, mas anunciou oficialmente o seu primeiro smartphone 5G, que será obviamente uma versão do Samsung Galaxy S10 anunciado hoje também.
Este é o caminho natural para a marca, já que o trio de S10 anunciados mostra enorme competência para o mercado actual, e fazer uma versão 5G séria fácil com algumas adaptações e a falta de difusão da tecnologia neste momento tornaria um smartphone criado especificamente para o efeito um exercício de loucura. Outro motivo é para que o utilizador reconheça no dispositivo um nome familiar, como é a família Galaxy S.
Mas a Samsung não se limitou a espetar um modem 5G dentro do S10 Plus. Na verdade, o Samsung Galaxy S10 5G será o Galaxy de maior ecrã de sempre. São 6.7 polegadas de 19:9 num ecrã QHD+ Dynamic AMOLED com HDR10+, para um equipamento 5mm mais alto que o S10+.
É também mais espesso para acomodar uma bateria mais generosa de 4500mAh que será mais do que útil para o consumo extra que a rede 5G irá acarretar. Na verdade, uns 5000mAh ter-me-iam deixado mais confortável. A Samsung incluirá igualmente carregamento rápido de 25W, francamente algo que os restantes S10 mereciam. Entretanto, o carregamento rápido wireless e o PowerShare fazem a sua aparição.
Há outras duas grandes diferenças entre este Galaxy e os restantes, nomeadamente as duas câmaras hQVGA ToF que estarão lá para aplicações de realidade aumentada e outras que tais.
No resto, o Samsung Galaxy S10 5G é geneticamente um S10, mantendo o mesmo processador Exynos 9820, numa configuração única de 8GB + 256GB, sem cartão para expansão de memória.
As câmaras mantêm-se, com a tripla de 12MP+12MP+16MP, possuindo as duas câmaras de 12MP estabilização óptica de imagem e a principal oferecendo abertura variável. A câmara frontal ToF substitui, naturalmente, uma das câmaras frontais do S10+, pelo que ficamos reduzidos a uma de 10MP.
Mantém-se também o leitor ultrassónico no ecrã e a conectividade LTE Cat. 20 dos restantes Galaxy.
A Samsung foi, portanto, sábia em reaproveitar muito do S10 para a versão 5G, com o que coloca um pé firmemente na vanguarda da tecnologia até uma segunda geração de equipamentos 5G que poderá chegar já com o Note 10.
Sabemos que o Samsung Galaxy S10 5G chegará ao mercado Europeu no Verão por um preço ainda a confirmar. Não nos enganemos, este é um smartphone para elites para o qual muitos não terão total utilidade, falta de rede 5G e tarifários.
Quanto a preços nada ainda confirmado, mas tendo em conta os preços praticados para o Galaxy S10+, contemos com algo acima dos €1,500.00.