Printing em tempos pandémicos: uma troca de impressões com Paulo Matos da HP

0

Com a emergência da pandemia de COVID-19, a HP foi uma das marcas que mais apostou na revitalização do seu segmento de impressoras, colocando no mercado uma oferta repensada para os pequenos escritórios domésticos, e criando serviços de valor acrescentado para maior comodidade dos utilizadores, e mantendo o distanciamento social. É o caso do HP+ e do Instant Ink, um inovador serviço de entrega automatizado de tinteiros que poupa deslocações a lojas e centros comerciais.

Com milhões de trabalhadores em casa, muitos perceberam a utilidade de ter uma impressora ao seu lado, algo que podemos dizer que não acontecia há vários anos. Falamos com Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions da HP Portugal sobre o ecossistema de serviços de impressão da HP, podendo dizer-se que tivemos uma verdadeira troca de impressões.

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal

TekGenius: Como impactou o COVID e a consequente pandemia o negócio de impressoras da HP? A marca vendeu mais? Que tipologia de impressoras? Empresariais ou de consumo?

Paulo Matos: A pandemia teve um impacto claro no negócio de impressoras. Com o confinamento, aumentou a necessidade de impressão em casa o que resultou numa elevada procura e em crescimentos muito elevados na venda deste tipo de impressoras face aos anos anteriores. Em resumo, existiu naturalmente uma diminuição da procura em modelos empresariais e por sua vez uma clara e crescente procura por modelos domésticos.

TG: Quais as espectativas da área de impressão da HP para a segunda metade do ano? Quais serão as principais tendências?

PM: Apesar de uma maior estabilização do mercado continuamos a sentir uma procura elevada por parte do mercado doméstico de impressão. O desafio vai estar na resposta que as marcas irão ser capazes de dar com a crescente falta de componentes, assim como dos desafios logísticos nos países de produção. Quem melhor conseguir gerir estas duas variáveis melhor estará preparado para dar resposta às necessidades do mercado. Dito isto, a segunda metade do ano pode ser afetada por estas duas variáveis que podem limitar a disponibilidade de produto e por consequência condicionar o mercado.

TG: Qual foi a impressora mais vendida em Portugal no primeiro semestre?

PM: A impressora mais vendida num mercado com crescimentos elevados é sempre a que tiver maior disponibilidade entre as de preço mas acessível. Não faz sentido destacar um modelo mas os modelos mais vendidos foram sempre da gama DeskJet ou ENVY.

TG: Que novos modelos e tecnologias serão apresentadas?

PM: A HP está a fazer uma renovação gradual do seu portfolio doméstico e para PMEs por modelos compatíveis com a solução de impressão HP+. Esta continuará a ser a aposta da HP num futuro próximo.

TG: Quais as expectativas para a HP+? Quantos clientes esperam ter em Portugal nesta plataforma até ao final do ano?

PM: A solução de impressão HP+ está a ser bem aceite pelo mercado e está dentro das expetativas que temos para esta solução. A percentagem de clientes até ao momento que adere à HP+ é de cerca de 50%.

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal

TG: Num futuro próximo, existe previsão para passar todas as impressoras da HP para este modelo de aquisição de consumíveis?

PM: A solução de impressão HP+ não é um serviço, nem serve para adquirir consumíveis. É sim uma solução sem custo em que o cliente em contrapartida de vários benefícios, assume um compromisso para a vida da sua impressora, de aquisição consumíveis exclusivamente originais (tinteiros ou toner). Neste caso o cliente pode adquirir os consumíveis na sua loja habitual desde que sejam originais. Ou pode aderir ao serviço Instant Ink da HP (este sim um serviço de páginas em que o cliente não tem mais que se preocupar em comprar os consumíveis para a sua impressora).

Alerto que ao aderir à HP+ o cliente não pode recuar na sua decisão e terá que utilizar sempre consumíveis originais. No entanto é importante ressalvar que a decisão é sempre do cliente.

O mesmo não acontece com o serviço Instant Ink em que o cliente pode entrar e sair do serviço sempre que o entender. É um serviço sem fidelização, flexível pois permite saltar de planos para cima e para baixo consoante as suas necessidades de impressão e com uma poupança considerável face à compra de consumíveis tradicional.

Neste momento todos os modelos de jato de tinta da gama doméstica com exceção dos modelos A3, mobile e Smart Tank, já são compatíveis com a HP+ e também com o Instant Ink. Quanto aos modelos Laserjet da gama doméstica, atualmente apenas são compatíveis as series M209e e M234e. As restantes gamas irão ser renovadas faseadamente para modelos compatíveis com a HP+ e com o Instant Ink.

TG: Como esperam ver a coexistência do Instant Ink com a HP+?

PM: O instant Ink e a HP+ são independentes. O cliente pode aderir aos dois, apenas a um deles ou não aderir a nenhum dos dois.

Para a HP faz sentido o cliente aderir aos dois em simultâneo

  • Com a HP+ pode usufruir sem qualquer custo de um ano adicional de garantia, de oferta de meses de Instant Ink se aderir a este serviço de páginas e a soluções adicionais na nossa App HP smart.
  • Com o serviço de Instant Ink o cliente usufrui do maior conforto e conveniência sem ter que se preocupar mais em comprar consumíveis, com a entrega em casa e com custos até 70% mais económicos do que a compra tradicional de consumíveis.
  • O cliente que quer ter a melhor experiencia de impressão, com o menor custo e com o maior conforto e conveniência, só faz sentido aderir simultaneamente à HP+ e ao Instant Ink.

TG: Quais as principais vantagens da HP+? Se tivessem que escolher 3 argumentos para convencerem os utilizadores a aderirem?

PM: Como já referi anteriormente esta solução não tem custos. Apenas existe o compromisso do cliente de usar apenas consumíveis originais e com isso obtém sem qualquer custo os seguintes benefícios:

  • Um ano adicional de garantia. Significa que estes clientes passam de 2 anos de garantia da sua impressora para 3 anos. No caso das OJ Pro e se registarem o equipamento nos primeiros 60 dias ainda podem ter mais um ano de garantia passando no total a ter 4 anos.
  • Oferta de 6 meses de Instant Ink caso o cliente simultaneamente adira a este serviço.
  • Soluções adicionais disponíveis na App HP Smart como por exemplo Smart Cloud resilience, Smart security, printing from anywhere, Private pickup, Smart Dashboard e Forest first printing (nesta última solução a HP garante a reflorestação das arvores consumidas na produção do papel utilizado por todos os clientes que aderem à HP+, tornando desta forma a impressão destes clientes mais sustentável. Ao aderir à HP+ o cliente toma uma decisão sustentável e amiga do ambiente).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here