A FCC concedeu ao Project Loon da Alphabet, que entrega Internet através de balões, uma licença experimental no mês passado para ajudar os porto-riquenhos depois do furacão Maria ter dizimado a infra-estrutura da ilha. Enquanto a equipa publicou cautelosamente no Twitter que “iria explorar o que era possível ajudar”, o Project Loon anunciou hoje que trabalhou com a AT&T e com a T-Mobile para fornecer internet básica a mais de 100 000 porto-riquenhos.
Não é um sucesso total, o que não deve ser esperado depois da infra-estrutura de comunicações dos porto-riquenhos ter sofrido tantos danos. Mas a equipa conseguiu trabalhar com a AT&T e a T-Mobile para obter “actividades de comunicação e internet, como enviar mensagens de texto e aceder a informações online para algumas pessoas com smartphones com suporte para LTE”, escreveu o chefe do Project Loon, Alastair Westgarth. A equipa lançou seus balões do Nevada e usou algoritmos de aprendizagem de máquinas para direccioná-los até Puerto Rico, onde eles estão a retransmitir internet para utilizadores em áreas sem ligação.
Na publicação, Westgarth observou que o Project Loon nunca conseguiu internet do zero, rapidamente, e irá melhorar a sua capacidade de manter os balões no lugar (e fornecer conectividade sustentada) à medida que se familiariza com as correntes de ar.