O reCAPTCHA da Google é o líder dos serviços CAPTCHA disponíveis. Este serviço serve essencialmente para distinguir humanos e computadores. Por toda a web, milhões de sites utilizam este serviço, principalmente para descobrir se o utilizador é humano ou um bot de spam. Geralmente estes são uma espécie de desafios em que pedem para fazer uma conta, ou para distinguir elementos numa imagem. Agora, vemos esses CAPTCHA cada vez menos, não é por estarem a deixar de existir, mas por estarem a ficar invisíveis.

A versão anterior do reCAPTCHA da Google era bastante simples, uma caixa de texto com as palavras “Eu Não sou um robot” e uma caixa de verificação. No entanto, a nova versão é muito mais simples. Trabalha invisivelmente no background e de alguma maneira consegue distinguir humanos e máquinas. A Google não entrou em muito detalhe sobre como exactamente consegue fazer isso. Apenas disse que o sistema utiliza uma combinação de inteligência artificial e analise avançada de riscos que se adapta a novas ameaças. A razão principal será talvez para não ajudar quem cria os bots a decifrar o sistema.

O reCAPTCHA chegou em 2009 e a Google utilizou-o para usar os utilizadores dos sites como trabalhadores. Os sistemas de reCAPTCHA mais usavam problemas que os próprios computadores da google não conseguiam resolver. A Google digitalizava milhões de livros, mas as vezes o sistema de reconhecimento de caracteres não conseguia decifrar uma palavra, palavra essa que era utilizada como reCAPTCHA de modo a ser resolvida por humanos. Quando eram utilizados números, eram provenientes das câmaras dos carros do Google Street View que o software não conseguia decifrar. Geralmente eram números de ruas ou casas. Na parte das imagens, essa foi utilizada para melhorar os algoritmos de reconhecimento de imagens.

Agora com o novo sistema, os serviços de CAPTCHA vão começar a desaparecer. Se algum utilizador estiver marcado como “suspeito”, os desafios vão continuar a aparecer. A partir de agora se tiver de fazer algum CAPTCHA deverá começar a perguntar-se se é realmente um humano ou um robot!

Pode também ver este vídeo lançado pela Google sobre o novo reCAPTCHA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui