A configuração de um armazenamento cloud pessoal não é hoje em dia um luxo, existindo no mercado muitas opções para NAS acessíveis e de elevada performance, como é o caso do Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T, um equipamento económico que se destina muito claramente aos prosumers que querem algo mais do que um simples backup dos seus equipamentos.

E, nesse sentido, a compatibilidade do Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T com o padrão 2.5GbE será um dos seus grandes destaques, permitindo com muita eficiência muito mais do que um backup de dados, também um streaming de multimédia e edição de vídeo diretamente no armazenamento externo, permitindo a um qualquer profissional aceder rapidamente aos seus ficheiros essenciais.

O Drivestor 2 Pro está na verdade disponível em versões com 4 baías (AS3304T) ou duas, como o AS3302T que analisamos. Cada baía pode levar um HDD de 18TB ou então SSD, sendo que na nossa unidade testamos dois HDD. Podem ser configurados com ou sem redundância, ou seja, com um disco a servir de backup, ou ambos a servirem de armazenamento. Uma possibilidade adicional é utilizar as portas USB 3.2 disponíveis para ligar outros sistemas externos USB, conectando o NAS a discos adicionais para uma quantidade de armazenamento muito superior. Neste caso, o armazenamento total de 36GB passaria facilmente a 256TB, com um máximo de 14 unidades HDD de 18TB.

As baías são facilmente instaladas e removidas, e as unidades de 3.5″ nem sequer necessitam de parafusos para ficarem presas, sendo a instalação e utilização do AS3302T facilmente feita nestas circunstâncias sem qualquer ferramenta. Inclusivamente, a tampa frontal que omite as baías é fixada de modo magnético.

Um ponto fundamental no Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T é mesmo a disponibilidade de um grande número de aplicações, que vão desde simples ferramentas de backup e transferência de ficheiros, até às aplicações para programadores. O AS3302T utiliza o mais recente sistema operativo Asustor Data Master 4.0 e podemos utilizá-lo em conjunto com o Asustor AI mobile no nosso telemóvel, para uma gestão em qualquer local.

A vossa primeira impressão ao abrir o ADM é a de um desktop normal com alguns ícones, como o Storage Manager, Access Control, App Central, File Explorer, Activity Monitor e Settings. São já bastantes funções que podemos utilizar simplesmente a partir daqui, com o Storage Manager a permitir-nos ver estatísticas de utilização, enquanto o Acess Control permite criar acessos de utilizadores e diretórios partilhados, e o Storage Manager engloba um conjunto de ferramentas de verificação de saúde das drives. Entretanto, a opção Settings permite configurar o modo de funcionamento do NAS, incluindo hibernação e velocidade da ventoinha de 70mm, mas também configurar ligações SSL seguras ou proteger o NAS contra malware. O File Explorer permite gerir os ficheiros armazenados e partilhá-los.

O real potencial, entretanto, está no separador App Manager, onde encontraremos mais de uma centena de apps que nos permitirão configurar o NAS como um sistema de backup, um servidor de email de um site ou para armazenar e monitorizar câmaras de vigilância, entre muitas outras opções. A sua velocidade é suficiente este tipo de utilização e para fazermos streaming 4K diretamente para o portátil, além de que a disponibilidade à distância de um toque dos nossos ficheiros é de uma grande comodidade.

Características principais:

  • Processador: Realtek RTD1296 quad-core @ 1,4 GHz
  • Memória: 2GB RAM DDR4
  • Baías: 2 baías SATA para unidades 2.5″ e 3.5″ com hotswap
  • Conectividade: 1x RJ45 2,5GbE, 3x USB-A 3.2 Gen 1
  • Porta PCIe: Não
  • Slot NVME: Não

Conclusão

Com um armazenamento de base que pode chegar aos 36TB, o AS3302T é um NAS com uma configuração simples e rápida, bastando alguns minutos para instalarmos as drives e configurarmos o acesso a partir do nosso computador. A sua facilidade de configuração é uma paz de alma ao alcance de qualquer um.

Curiosamente, o Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T omite uma porta HDMI e não suporta drives SSD M.2 NVMe, pelo que se estes dois requisitos são parte das vossas necessidades, podem olhar para ofertas como os Lockestor da mesma Asustor. Também não será possível atualizar os 2GB de RAM. Para utilizadores particulares e profissionais, com necessidades amplas de armazenamento e backup, a relação custo-benefício do AS3302T é impecável, com a cereja no topo do bolo a ser a conectividade 2.5GbE, ausente de muitos concorrentes, desde que a vossa Internet seja compatível, o que não acontece com a minha, com muita pena.

Um NAS é o tipo de conforto de que é difícil abdicar depois de experimentarmos um, e com o Asustor Drivestor 2 Pro AS3302T temos uma boa opção de entrada, com as funcionalidades essenciais para utilizadores casuais e ainda margem de manobra para os que já querem experimentar algo mais evoluído.

REVIEW GERAL
Pontuação Global
8
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here