Naqueles tempos já distantes em que trabalhavam no escritório, nunca se aperceberam como a vossa área de trabalho estava sempre razoavelmente limpa no dia seguinte? Podia não estar perfeita, mas estava limpa. E vocês não tinham de fazer nada, por isso quando passaram a trabalhar todos os dias a partir de casa provavelmente continuaram a pensar que não tinham de fazer grande coisa, mas o passar dos dias provou que estavam errados.

O pó, o pelo dos gatos e cães, inevitavelmente acumula-se em torno dos objetos, nas teclas, em cada esquina, e não há simplesmente uma maneira fácil de se fazer uma limpeza de rotina à área de trabalho. Ou há. O pequeno mini aspirador da Xiaomi é um inesperado aliado do teletrabalho higiénico, mas também das migalhas que saltam fora do prato e dos pequenos cantos para limpar no mobiliário.

Leve, ágil, bem construído e com um design muito agradável. O Xiaomi Mi Vacuum Cleaner Mini é simplesmente intrinsecamente Xiaomi na sua filosofia de design limpo e funcional, com excelente custo-benefício. Adoro o design, embora à primeira me parecesse uma garrafa termos.

O aspirador é basicamente um cilindro do tamanho de uma garrafa de água, com 3/4 do volume a serem ocupados pelo motor de aspiração. Sobra pouco para um compartimento de recolha de detritos muito bem desenhado, se bem que pouco volumoso (afinal tem apenas 0.1L de capacidade), mas dá certamente para as necessidades. Um filtro HEPA ocupa o lugar central do compartimento e a manutenção é feita com uma simplicidade impressionante: pressionamos uma patilha para soltar o compartimento e depois basta rodar o filtro para o remover, lavar, e esvaziar o compartimento. Quando a sujidade acumular, é só lavar debaixo da torneira. Simples e rápido.

Partilhamos a casa com três gatos, o que significa que já sempre algum pelo a esvoaçar algures, a depositar-se na mesa, na cómoda e claro, na secretária para onde os patudos adoram subir durante as reuniões. O pequeno Xiaomi permite dar uma aspiradela rápida entre o portátil e os acessórios, mas ainda mais útil se revela para aspirar as teclas do portátil ou do teclado externo, mantendo-os impecáveis como nunca. Claro que o consigo imaginar a aspirar os estofos do carro, mesmo do sofá; a capacidade de sucção certamente chega para isso e as dimensões são amigas do porta-luvas.

A agilidade do aspirador depende em boa medida do seu tubo e escova amovíveis. Podemos usar qualquer um deles de forma independente, ou usar o tubo para aumentar o alcance da escova para os locais mais recônditos.

Claro que este não é o aspirador para aspiração demorada. A bateria tem uma autonomia para 25 minutos, mas o modo turbo, que se obtém ao carregar uma segunda vez no botão on/off encurta a duração da bateria para cerca de 10 minutos. Menos agradável é que o aspirador aquece notoriamente quando o utilizamos na potência máxima. A sorte é que carregar o aspirador é a coisa mais fácil do mundo, com uma entrada USB-C que é praticamente universal hoje em dia e, embora o aspirador tenha o seu próprio carregador, este é um acessório que temos em qualquer lar.

Põe-te no teu lugar, lixo

E então, que penso eu do Xiaomi Mi Vacuum Cleaner Mini? Tenho dele uma opinião bem maior do que o seu volume. O pequeno Xiaomi está bem desenhado e é extremamente funcional se souberem para que serve: aquelas limpezas rápidas das sujidades momentâneas, as secretárias desarrumadas ao final do dia, o resto da sandes que não deveriam ter comido no sofá. Mais autonomia seria o ponto principal a melhorar, além de um depósito maior, para abrir mais portas, mas no geral o Xiaomi Mi Vacuum Cleaner Mini convence por ser enormemente prático.

No mercado, podemos encontrar muitos aspiradores portáteis com capacidades e preços competitivos, mas o Xiaomi ganha em portabilidade e facilidade de arrumação. É fácil tê-lo à mão, e igualmente fácil usá-lo. E à mão vão querer tê-lo, pelo jeito que dá, a qualquer momento ou lugar.

O Xiaomi Mi Vacuum Cleaner Mini custa €49.99 diretamente na Mi Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here