Chega um momento da nossa vida em que a ambição ou o trabalho exigem um router mais potente, ou simplesmente mais estável e capaz de gerir mais dispositivos com qualidade. O mercado avança a grande velocidade e todos os meses há novas soluções no mercado que correspondem melhor às nossas necessidades. Quando decidimos comprar um equipamento novo, é óbvio que temos de olhar para o que fazer com o antigo. Surpreendentemente, pode ainda ter uma nova utilidade.
Deve utilizar o seu router antigo como repetidor e/ou ponto de acesso?
Já todos passámos pelo mesmo, temos dispositivos que já não utilizamos e não sabemos realmente o que fazer com eles, um dos mais comuns é o router. Se ainda estiver a decidir deitá-lo fora ou não, eis outra alternativa: utilizá-lo como repetidor ou ponto de acesso.
Mas antes de decidir se vale a pena o esforço, é importante conhecer as vantagens e desvantagens que isto implica. Comecemos pelas desvantagens:
- Pode não ser capaz de suportar a ligação contraída.
É demasiado antigo? Devemos ter em conta que o router que possui atualmente foi concebido e tem a capacidade de atingir uma velocidade que pode não ser a que se espera. Lembre-se que as portas 10/100Mpbs (Fast ethernet) limitam a sua velocidade a 100Mbps.
- Nem todos os routers podem ser configurados como repetidores/pontos de acesso. O problema aqui é que alguns não têm esse modo de operação na interface web. Verifique se há mais firmware atual disponível no website do fabricante. Pode não o ter atualizado, e uma nova versão pode acrescentar novos modos de operação. Pode também descobrir ao consultar o manual e também recomendamos que pesquise o modelo na Internet, pois pode haver a possibilidade de instalar um firmware alternativo que lhe permita alterar a configuração.
- A segurança pode ser limitada. Mais uma vez, isto dependerá do modelo do seu router e da sua idade, mas quase de certeza que não será compatível com as necessidades de segurança atuais. Neste ponto é muito importante ter em mente que se o seu router sofrer um ataque isto pode colocar toda a sua rede doméstica em risco.
E as vantagens…
- Prolongar a sua vida útil. Esta é, evidentemente, uma das principais vantagens. A utilização do seu antigo router permite-lhe dar uma segunda vida a um dispositivo aparentemente ‘obsoleto’, ajudando assim o ambiente.
- Esta é a opção mais económica. É importante fazer uma avaliação inicial das suas necessidades de Wi-Fi, uma vez que pode não necessitar de velocidades muito rápidas, mas simplesmente querer estender o sinal e para este fim o seu antigo router pode tirá-lo de problemas sem gastar mais.
- Também pode utilizá-lo como switch. Uma vantagem adicional muito atrativa se quiser ligar vários dispositivos através de cabo. O seu antigo router (dependendo do modelo) pode dar-lhe até 3 portos extra sem qualquer investimento. Basta desligar o servidor DHCP interno, o WiFi e já está.
Artigo convidado por:
Carlos Costa
Pre-sales engineer da TP-Link