“O caminho dourado”. Foi esse o conceito que salvou Steve Jobs em 2007 quando teve que apresentar um iPhone que não estava de todo preparado para ser um produto final. Curiosamente, todos os smartphones actuais têm um conjunto de caminhos dourados para que possamos aceder às aplicações mais importantes num menor espaço de tempo. Excepto que nenhum o faz tão bem quanto os BlackBerry Key2 e KEYone, que permitem a cada um configurar um caminho dourado, para em qualquer ocasião aceder às apps mais importantes de forma imediata. Como veremos neste artigo, podemos fazer vários caminhos dourados para cada app, dependendo das circunstâncias, e hoje vou mostrar-vos como o fazer com a tecla de conveniência.

Um caminho dourado é em curtas palavras um conjunto de acções sequenciais que temos de desempenhar de forma a obtermos o resultado que desejamos, sem sermos afectados por bugs ou falhas. Num smartphone funcional, estes caminhos são apenas o expectável. No caso do BlackBerry Key2, é algo mais além: tanto podemos chegar a uma app pelos tradicionais gestos Android, como poderemos configurar atalhos no teclado e na tecla de conveniência.

Tecla de conveniência: o que faz?

A tecla de conveniência é uma tecla extra que pode ser encontrada na lateral dos BlackBerry KEYone e KEY2. Outras marcas oferecem teclas físicas extras, como a Samsung para o Bixby, ou a Sony para a câmara, mas só a BlackBerry permite o seu mapeamento fácil. Aliás, as expectativas da BlackBerry são baixas: a marca é clara quanto a podermos configurar até três acções diferentes para a tecla, mas com alguma artimanha podemos configurar até 12 atalhos para as mais variadas soluções e a virtude é que a tecla tem poucas limitações quanto a quais funções pode desempenhar.

Isto porque a tecla de conveniência permite 3 atalhos por cada cenário.

Para encontrarmos as configurações da Tecla de Conveniência, devemos ir às Definições e depois a Atalhos e Gestos. Finalmente, em Tecla de Conveniência, o primeiro perfil é o “normal” e aqui podemos programar três atalhos.

No entanto, podemos podemos activar igualmente o Perfil Automóvel que permite criar 3 novos atalhos para quando vamos conduzir. Este perfil permite um truque em que tecnicamente se activa quando existe um emparelhamento com qualquer dispositivo Bluetooth, pelo que se tiverem um headset para ouvir música, podem usar a tecla de conveniência para abrir o player preferido, automaticamente.

Depois existem ainda os perfis de reunião e o perfil doméstico. O primeiro activa-se quando estamos em perfil de reunião, o segundo quando estamos ligado a uma rede Wi-Fi específica, que será em teoria a nossa rede doméstica, ou outra no trabalho. Portanto, a tecla de conveniência prevê quatro cenários principais, que podem por seu turno ser utilizados para situações específicas.

 

Como a tecla de conveniência nos ajuda numa emergência

É uma situação pela qual nunca queremos passar, mas tanto podemos ser confrontados com ela, quanto podemos precisar de ajudar alguém em apuros. Nesse momento em que pode ser necessário chamar as autoridades ou solicitar uma ambulância, segundos ou minutos podem ser um luxo que não possuímos e configurar a tecla de conveniência para para efectuar uma chamada de emergência para um número específico significa agir depressa.

Para tal, bastará seguir o caminho normal: DefiniçõesAtalhos e GestosTecla de Conveniência. Aí, no perfil normal, vamos escolher “Marcação Rápida” e seleccionar o contacto do 112.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir deste momento, uma vez que o smartphone se encontra desbloqueado e a tecla de conveniência seja pressionada, é iniciada uma chamada para o 112. A vantagem é que em stresse ou numa emergência, em que o utilizador se encontre física ou psicologicamente diminuído, este não necessita exercer um grande controlo sobre o smartphone para iniciar um pedido de ajuda via este processo: dois toques serão suficientes.

Sabia que: ao desbloquear o BlackBerry Key2, se em vez do seu pin marcar “112”, pode iniciar logo uma chamada para o número de emergência universal?

E outras coisas interessantes

Como vimos, a tecla de conveniência permite-nos programar mais dois atalhos por cada perfil. Se fizemos o mesmo percurso do ponto anterior, desta vez marcamos a opção “Todos os atalhos”, e vamos escolher a opção de chamar um Uber para casa. A app da Uber iniciará o processo normal de detectar a nossa localização e marcar o destino como a nossa habitação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como temos também o Perfil Doméstico, podemos programar a tecla de conveniência do mesmo modo para, quando ligados à Internet de casa, chamarmos um Uber para o trabalho. Ou encomendarmos uma Pizza, o que quer que necessitemos.

Quando mais do que um atalho seja programado no mesmo perfil, ao pressionarmos a tecla de conveniência, abre-se um menu na lateral do ecrã com as opções programadas, sendo necessário tocar na opção desejada:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão

Nunca sabemos quando um imprevisto nos pode ser perigoso ou sair caro. Com a combinação de ecrã táctil, teclado físico e tecla de conveniência, o BlackBerry Key2 permite configurar um conjunto de atalhos mais adequados às preferências ou necessidades de cada utilizador.

O objectivo nunca foi configurarmos e decorarmos 52 atalhos nas teclas, mas sim o de criarmos aquele atalho mais rápido, mais cómodo e eficiente para cada situação. Numa situação de emergência em que o utilizador se veja de algum modo impossibilitado de marcar um número rapidamente, mesmo o truque de marcar o 112 a partir do painel de inserção do código de desbloqueio pode ser difícil de conseguir. Mas, caso a marcação esteja consagrada na tecla de conveniência, os segundos ganhos podem fazer a diferença.

Com alguns truques e configurações, a tecla de conveniência pode ser um auxiliar extremamente útil, tanto na emergência, quanto no lazer, permitindo ao utilizador configurar cenários específicos do seu quotidiano onde umas acções podem claramente ter maior importância que outras.

E vocês, para que usam a tecla de conveniência?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here