Um dos motivos para se adquirir um Samsung Galaxy S9 ou um Galaxy Note 8 é sem dúvida a doca Samsung DeX, que permite acoplar o smartphone a periféricos externos para uma utilização semelhante à de um computador de recurso. A capacidade do hardware destes dispositivos significa com toda a certeza que existe espaço de manobra para deixar o portátil em casa, mas outros equipamentos concorrentes conseguiram abordar a questão sem uma doca externa. Contudo, se os rumores estiverem correctos, no próximo dia 09 de Agosto, juntamente com o Note 9 e o Galaxy Tab 4, a Samsung vai revelar novas funcionalidades para a DeX, colocando-a novamente um passo à frente da concorrência.
Suporte S Pen
Uma das boas implementações da Samsung DeX é transformar o ecrã do Galaxy num trackpad para o cursor no ecrã, mas a futura implementação incluirá igualmente o suporte para a S Pen. Isto permitirá aos utilizadores utilizarem a S Pen como cursor, ou simplesmente para desenhar no ecrã mais pequeno e ver os resultados no ecrã externo.
Dual Mode
Do modo como a Samsung DeX funciona, o ecrã do Galaxy tornar-se pouco útil uma vez ligado a periféricos externos, excepto se o utilizarmos como cursor. Ora, com o Dual Mode, ambos os ecrãs permanecem activos, e o Galaxy tanto poderá ser utilizado como uma extensão ao ecrã principal, portanto trabalhando em múltiplos ecrãs, como poderá ser utilizado de forma independente para apresentar apps diferentes daquelas apresentadas no ecrã maior.
A DeX recebe o Linux
Será esta uma funcionalidade importante para os utilizadores quotidianos? Possivelmente não, mas os programadores e powerusers irão rejubilar com a possibilidade de correrem uma distribuição Linux em modo Desktop via a DeX.
Mas o Galaxy Note 9 não precisará da DeX
As mais recentes indicações quanto às capacidades do Galaxy Note 9, que deverá ser anunciado no próximo dia 09 de Agosto, indicam que o dispositivo não necessitará da doca DeX para se ligar a um monitor externo, utilizando para isso a porta USB-C como DisplayPort.
Mas a solução não é totalmente perfeita, já que precisaremos de adicionar mais cabos para um teclado ou para um rato, e aqui ou teremos um monitor com múltiplas portas, ou recorreremos a um teclado Bluetooth, ou então precisaremos de um hub. No final de contas, a doca DeX pode continuar a ser vantajosa para quem quiser realmente utilizar o Note 9 como computador de recurso.
Até porque a doca DeX permite continuar a carregar o smartphone enquanto o utilizamos, e essa é uma virtude inegável.