Os ecrãs perfurados são a nova loucura de 2019 à procura de ecrãs totalmente sem interrupções, mas venha o diabo e escolha, porque para omitir estes buracos que alojam as câmaras frontais teremos que gerar uma zona obscurecida que fará inveja aos mais arrojados entalhes. A não ser, claro, que se use algum tipo de camuflagem, e foi isso que a Samsung parece ter patenteado.

Na patente da Samsung solicitada à WIPO, podemos ver um smartphone com um claro furo no ecrã, sendo depois este furo coberto por um ecrã secundário que poderá mostrar um conjunto variado de informação, como ícones ou notificações. O objectivo é claro: esconder o furo, fazendo com que mostre informação e mais adequadamente se misture com o restante ecrã sem se tornar uma distracção. Com esta tecnologia, a perfuração poderá simplesmente simular opacidade, embora a patente não indique se conseguirá mostrar a mesma informação que o ecrã principal durante um jogo ou um filme.

No Samsung Galaxy A8s, a Samsung equipou a câmara principal com um pequeno anel luminoso que pretende indicar quando a câmara está pronta. Isto mostra que a Samsung não quer deixar a perfuração simplesmente “lá”, e procura modos de a tornar menos intrusiva, ou pelo menos mais discreta. Com a Samsung a perceber um pouco de ecrãs OLED transparentes esta possibilidade não é ficção-científica, mas uma realidade que poderá afinal estar atrás da esquina. Mesmo a rival Sony já pondera a utilização de ecrãs de transparência regulável para o seu hipotético Xperia dobrável.

No entanto, teremos de esperar pelo lançamento dos próximos Galaxy S10 para sabermos se esta patente faz parte do pacote.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui