A Samsung oficializou finalmente o Samsung Galaxy S20 FE, ou Fan Edition, uma solução muito interessante para os fãs da marca que querem as garantias da sua qualidade de equipamentos e serviços, mas não o preço dos seus equipamentos de topo num mundo atual de ferozes guerras de preços. Eis então o Galaxy S20 FE, o que queremos num S20, a um preço muito mais atraente.
O Samsung Galaxy S20 FE é um integrante da família S20 em muito mais do que apenas o nome: a decisão certa da Samsung foi mesmo trilhar este caminho em vez de nos dar apenas um nome semelhante e hardware muito diferente. Assim, o Samsung Galaxy S20 FE apresenta os traços estilísticos gerais da família S20, incluindo o grande módulo fotográfico e um ecrã de rebordos mínimos que possui a perfuração mais pequena de qualquer Galaxy, para a câmara frontal. O acabamento “névoa” tem desde logo seis cores com predominância dos tons pastel, para um look muito apaziguador. O amarelo do S10 E, no entanto, não foi retido.
Portanto, falemos do ecrã! Trata-se de uma unidade Super AMOLED de 6.5 polegadas com resolução FHD+, com taxa de atualização de 120Hz, requisito muito em voga. Tradicionalmente conservadora, a Samsung não poupou na câmara frontal e dá-nos uma unidade de 32MP, a maior resolução que encontraremos na marca, na perfuração mais pequena.
Quanto às câmaras principais, a Samsung aposta numa tripla de 12MP, uma solução muito prática que permite ter a mesma resolução de 12MP na câmara principal com Dual Pixel e OIS, e na ultragrande angular. A única câmara mais pequena é a zoom de 8MP que garante um zoom 3x. É uma solução prática, sem artimanhas, e que deverá garantir uma qualidade transversal a todo o tipo de fotografia.
Há potencialmente uma excelente notícia, que muitos já aguardavam: o Samsung Galaxy S20 FE será declinado em versões 5G e 4G. Na versão 5G contaremos com o Snapdragon 865, com toda a poderosa performance que vem com isso, enquanto a versão 4G chega com o Exynos 990, um chip também muito bom, apesar da cotação da Qualcomm no mercado ser claramente superior. 8GB de RAM e 256GB expansíveis até 1TB fecham a configuração máxima. Mais uma vez, parabéns à Samsung por não disfarçar lucros extras na versão 4G com cortes noutras especificações, ao contrário do que vemos a acontecer com algumas marcas onde as versões 4G são francamente castradas.
Finalmente, chegamos à bateria: 4500mAh, o que é excelente, com 25W de carregamento com fios e 15W de carregamento sem fios, além de PowerShare para partilhar algum sumo com outros equipamentos wireless. É uma conveniência que muitos apreciarão para carregar rapidamente um relógio, auriculares, e que potencialmente mais do que compensa os 25W máximos de carregamento da bateria.
Querem falar do preço? A partir de 2 de outubro de 2020, o Galaxy S20 FE estará amplamente disponível em Samsung.com, nos operadores e retalhistas. As pré-vendas do Galaxy S20 FE e S20 FE 5G começam a 23 de setembro de 2020, desde 779,90€ e 679,90€, respetivamente.
Portanto, hora de falar da OnePlus: a marca tem sido uma pedra no sapato da Samsung, mas ao contrário de outras marcas clássicas, como a Sony, a Samsung soube responder. Há inúmeras razões para preferirmos um Samsung ou um OnePlus, sendo que a Samsung oferece obviamente um serviço mais amplo, uma qualidade inquestionável, e equipamentos com menos limites, mas a OnePlus capta desde logo aqueles para quem o preço é o decisor final. O Galaxy S20 FE compete por isso muito bem com o OnePlus 8, quiçá com o OnePlus 8T que será apresentado muito em breve.
Independentemente disso, o Samsung Galaxy S20 FE é dos mais competitivos smartphones com Snapdragon 865 no mercado, reunindo as mais fundamentais funcionalidades de gama alta, num preço de gama média.