Acha que o ambiente da sua casa é melhor que as ruas da cidade? Que o open space no trabalho? Pense outra vez: as partículas do ar citadino infiltram-se por cada frincha, com cada porta e janela que abrimos. Talvez pior, com cada vez mais pessoas a trabalharem a partir de casa, semi-confinadas, mais o ar das habitações se vicia e satura de agentes alérgicos e poluentes. É aqui que entra o Dyson Pure Humidify + Cool. Um três em um que purifica, humidifica e refresca o ar e protege a nossa saúde, o Dyson Pure Humidify + Cool é uma impressionante solução doméstica de conforto e purificação do ar.

Tecnologias ao serviço da saúde

Quem não tem uma ventoinha por casa? A velha hélice rotativa é uma solução prática e eficaz, mas todos passamos por aquele momento em que vemos todo o tipo de detritos pendurados nas pás e chegamos à conclusão que uma quantidade infinitamente maior nos é atirada para os pulmões com cada rotação. As nossas casas são, efetivamente, um local carregado de partículas aéreas mais ou menos inofensivas, mas cuja quantidade pode crescer ao ponto de se tornar nociva.

Costumamos dizer que o ar fresco faz bem, e há motivos para isso. A Dyson chegou a uma conclusão semelhante quando um grupo de estudantes utilizou mochilas capazes de medir a qualidade do ar e concluiu que a qualidade do ar nas salas de aulas era pior que a qualidade do ar nos trajetos de casa para a faculdade. Não admira: dentro de casa, acumulam-se todo o tipo de partículas que, no exterior, viajam com menos saturação e são absorvidas pela vegetação, pelo solo. Isto colocou bem em evidência a necessidade de purificar o ar no interior dos edifícios e em função disso a Dyson criou a tripla solução de ventilador, humidificador, humidificador do Pure Humidify + Cool.

No mercado não faltam soluções que abordam cada uma das vertentes, mas são mais raras as três em um. Mais raras são as que reúnam um know-how ao nível do da Dyson, uma verdadeira perita em ar. Esta perícia vê-se num equipamento complexo na sua conceção, enganadora mente simples na sua utilização.

Como assim? O Dyson Pure Humidify + Cool é um grupo refinado de filtros e evaporadores que podem ser montados e desmontados, substituídos e mantidos, em apenas minutos sem ferramentas ou complicações e isto é um dos seus aspetos mais impressionantes, considerando o que este conjunto é capaz de fazer.

E o que é capaz de fazer é de filtrar o ar, ventilar ar saudável e humedecer o ambiente com água filtrada. Para isso o Dyson inclui sensores próprios que monitorizam continuamente o ar à procura de partículas aerossóis, compostos orgânicos voláteis (COVs como hidrocarbonetos), dióxido de azoto, medem a temperatura e a humidade do ar. Nenhuma destas partículas é inofensiva: um aumento de 10 microgramas por metro cúbico de partículas aerossóis de 10 micrometros é suficiente para aumentar 22% o risco de cancro do pulmão, enquanto as partículas de 2.5 micrómetros aumentam o risco em 36% e estão ligadas a vários milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Portanto, não queremos estas partículas a serem-nos atiradas para a cara por uma ventoinha: os filtros da Dyson capturam partículas até 0.1 micrómetros. Deixado em modo automático, o Dyson Pure Humidify + Cool aumenta a ventilação sempre que estas partículas sobem no ambiente circundante, circulando o ar por um filtro HEPA com filtros de carvão ativo que capturarão 99.95% destas micropartículas.

O mesmo princípio é aplicado à humidificação. Interessa-nos manter um nível de humidade óptimo, mas pensemos que se o ar está saturado de bactérias e partículas, não queremos que a humidificação contribua para o piorar. A Dyson faz, por isso, passar a água inicialmente por uma luz UV que matará 99.9% das bactérias presentes na água. De seguida a água passa para um vaporizador cuja teia de fios de prata não só captura as restantes bactérias, como impede a proliferação de novos germes.

Em plena pandemia de COVID-19, a qualidade do ar que respiramos é discutivelmente mais importante do que nunca, de forma a que o confinamento para nos proteger do vírus não nos cause outros problemas de saúde.

Um ventilador eficiente

O Dyson Pure Humidify + Cool pode ser principalmente um humidificador e purificador do ar, mas é igualmente um ventilador muito eficiente com dez níveis de potência. A Purificação é garantida, a humidificação pode ser desligada, mantendo-se portanto um ventilador surpreendentemente silencioso nos níveis intermédios, e que é capaz de bombear 320 litros de ar por segundo.

Além da potência, o fluxo pode ser controlado de diversas formas, através da tecnologia Air Multiplier. Em modo de ventilador, o ar sai pelas duas saídas frontais da coluna que podem estar fixas, ou a oscilar entre 45º e 90º. Em modo de difusor, com a principal função de purificar o ar, este é expelido pela traseira. Finalmente, o modo Brisa é simplesmente fenomenal: cada saída é orientada de forma diferente e varia a velocidade de oscilação, o que tem um efeito de manter uma corrente de ar difusa e muito agradável pela divisão. Fechem os olhos e quase poderiam pensar estar na praia.

O consumo energético não é por aí além: a marca diz-nos que não chega aos 50 watts no nível máximo de ventilação e oscilação a 90º, portanto no máximo dos máximos. Mas como ventilador fixo, sem humidificação, com as colunas fixas, o consumo baixa substancialmente e em standby não chegará a 1 watt.

Como dissemos acima, em modo automático, o equipamento mantém-se no nível de ventilação mínimo e mal se nota, mas caso detete algum problema no ar, aumenta o débito até a qualidade voltar ao normal. Uma extensão deste modo é o modo noturno, que adicionalmente baixa a iluminação do pequeno ecrã, para uma operação praticamente invisível.

Utilização intuitiva via smartphone

O Dyson Pure + Humidify é munido de comando (magnético, que se fixa no topo do equipamento, para não se perder), mas a marca já disponibiliza a app Dyson Link que é de configuração quase instantânea e que não só permite controlar o Pure, como ver o historial da qualidade do ar, temperatura e humidade ao longo do dia.

É mesmo possível utilizar controlos de voz com Amazon Alexa, embora a minha preferência vá para o Google Assistant que ainda não está disponível.

A aplicação permite também monitorizar o estado do Dyson Pure com informação do estado dos filtros ou de quantas horas de humidificação temos pela frente até necessitarmos de executar um ciclo de limpeza profunda. Os filtros podem durar facilmente um ano, enquanto o ciclo de limpeza profunda depende da dureza da água. Os modos de utilização e manutenção são também eficazmente explicados.

Finalmente, via app também poderemos encomendar peças de substituição, entre filtros, depósito de água, fonte de alimentação, etc.

Preço e disponibilidade

O Dyson Pure Humidify + Pure já está disponível para venda via Dyson por €699. Brevemente chegará à Worten, El Corte Ingles e MediaMarkt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here