A HMD Global, casa dos telemóveis Nokia, tem andado silenciosa, mas ontem, além do lançamento global do Nokia 8.3 5G, lançou de uma vez dois novos dispositivos económicos, os Nokia 2.4 e Nokia 3.4.. A Pandemia de COVID-19 e a mudança consequente no formato do certame IFA, certamente tiveram um papel importante neste relativo silêncio da HMD, mas pelo menos as peças começam a encaixar no puzzle.

Nokia 2.4

Começando pelo Nokia 2.4, a marca pretende oferecer um grande ecrã por um preço razoável. Com um valor de €119, o Nokia 2.4 enquadra-se num segmento onde estamos habituados a ver ecrãs mais pequenos, muitas vezes abaixo das 6 polegadas. Pelo contrário, este é um “gigante” com o seu ecrã HD+ de 6.5 polegadas e rácio de aspeto 21:9, formato já utilizado pela Sony e pela Motorola, com vantagens para o consumo de multimédia.

Um notch em gota de água oferece uma câmara de 5MP, enquanto a câmara principal apresenta 13MP e é apenas acompanhada de um sensor de profundidade de 2MP.

O processamento fica a cargo de um MediaTek Helio P22 com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, enquanto a bateria apresenta 4500mAh, sem carregamento rápido e com uma porta micro-USB a servir de ponto de alimentação. Não é nada particularmente reprovável neste segmento de preço.

Finalmente, convém especificar que o Nokia 2.4 inclui leitor biométrico, NFC e chega com Android 10, sendo que será atualizado para o Android 11 e receberá atualizações de sistema durante dois anos e de segurança durante três.

Nokia 3.4

Passando ao Nokia 3.4, este é obviamente o mais potente dos dois, mas curiosamente é também o mais pequeno, já que o seu ecrã se fica pelas 6.39 polegadas, também HD+. Uma perfuração no canto superior esquerdo apresenta uma câmara de 8MP, enquanto o departamento fotográfico no painel traseiro inclui uma unidade de 13MP, uma ultragrande angular de 5MP e um sensor de profundidade.

O processamento deverá ser interessante, graças à presença do novo Snapdragon 460, se bem que a memória base é pouco impressionante: 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Podem optar por 3/32 ou ainda por 4/64. A bateria de serviço inclui 4000mAh e pode ser carregada a 10W, embora o carregador a bordo seja e 5W.

A destacar que, tal como o Nokia 2.4, o Nokia 3.4 chega com Android 10 e receberá atualizações de sistema durante dois anos e de segurança durante três, o que significa uma atualização pelo menos para o Android 11. A configuração base custará €159 e estará disponível a partir de Outubro e as cores são pelo menos interessantes: Charcoal, Fjord e Dusk, ou carvão, fiorde e ocaso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here