No evento de hoje em Chicago, para além de revelar o seu iPad mais acessível e direccionado aos estudantes, a Apple revelou também algumas novas aplicações que pretende facilitar e inovar as aulas. Uma dessas aplicações é a Schoolwork.
Um dos grandes pontos de venda que a Apple refere no que toca a esta aplicação, é que esta irá manter os dados de todos os alunos privados. Numa era em que a segurança dos dados anda nas notícias todos os dias, esta característica é muito bem vinda, especialmente pelos encarregados de educação dos alunos. Se há coisas que dispensamos é que os dados das nossas crianças acabem por ir parar a mãos alheias e pouco seguras. Neste caso, apenas os professores estarão autorizados a vê-los. Também será possível monitorizar o progresso dos alunos.
Esta Schoolwork será lançada em Junho, o que dá aos professores alguns meses para descobrirem todas as suas funcionalidades antes do início do próximo ano lectivo. Também em Junho iremos ter o lançamento da aplicação Classroom. Mais uma vez, tal como o nome indica, esta é uma aplicação completamente vocacionada para as aulas. Neste caso, esta será uma aplicação de gestão de dispositivos para o Mac.
A Apple não se ficou por estas duas novidades e apresentou uma outra especialmente para os developers, mas que não foge ao tema salas de aulas. Estamos a falar do ClassKit, um novo conjunto de ferramentas para os developers, que poderão criar links para diferentes partes das suas aplicações, podendo assim ser acedidas através dos Schoolwork.