Chegado ao mercado nacional em Novembro do ano passado, o SEAT Arona foi a resposta que a marca espanhola encontrou para satisfazer a crescente procura neste segmento. O SEAT Arona junta-se assim ao irmão mais velho – o Ateca – na família dos SUVs, que deverá contar com um modelo maior com 7 lugares, algures no futuro.
Exterior
As semelhanças entre o Arona e o Ibiza (com o qual partilha a plataforma, juntamente com o Volkswagen Polo são mais que óbvias, quer no exterior quer no interior do veículo. Exteriormente, as maiores diferenças estão talvez, na condução mais elevada e no contraste possível entre a pintura do tejadilho e da carroçaria. Com 10 cores disponíveis de carroçaria e a possibilidade de ter o tecto numa cor diferente (preto, laranja e cinzento) ou à cor do carro, são 68 as possíveis combinações.
Interior
No interior, destaque para o carregamento por indução e amplificador de sinal GSM e também o Sistema BeatsAudio que surgem como opcionais. Podemos ainda configurar o SEAT Arona com Sistema Keyless, Sensor de Chuva & Luz, Assistente automático de estacionamento & Câmara de visão traseira para usufruirmos de maior conforto.
Segurança
No que concerne à segurança, temos à disposição 6 sistemas: Cruise Control Adaptativo com Front Assist, Assistente de Detecção de Viaturas, Alerta de Trânsito à Retaguarda, Sistema Hill Hold, Travão multicolisão e ainda Sistema de Detecção de Fadiga.
Versões e preços
O SEAT Arona encontra-se disponível em 4 versões – Reference, Style, Xcellence e FR – e apenas pode ser equipado com motor a gasolina, onde temos 4 opções: 1.0 TSI 95CV, 1.0 TSI 115CV, 1.0 TSI 115CV DSG e 1.5 TSI 115 CV.
Os preços começam em 17.805 € (versão Reference) e podem chegar aos 26.045 € se optarmos pela versão FR equipada com o motor 1.5 TSI 115 CV.
Augura-se uma vida difícil para o SEAT Arona, uma vez que a concorrência oferece soluções mais arrojadas e em alguns casos mais baratas – vejam-se alguns veículos já analisados aqui no site como o Kia Stonic, Hyundai Kauai ou o Citroën C3 Aircross.