Os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 845 só deverão ser anunciados lá para o primeiro trimestre de 2018, com a chegada ao mercado no trimestre seguinte, mas com a Snapdragon Technology Summit a realizar-se no Hawaii de 04 a 08 de Dezembro, é possível que a Qualcomm aproveite a ocasião para revelar aí o seu futuro chip.
A existência de um sucessor para o Snapdragon 835 é mais do que certa, tendo sido falado um hipotético Snapdragon 836 que melhoraria as especificações gerais no final do ano, e que nunca chegou a materializar-se. O Snapdragon 845 será, por isso, o Snapdragon que se segue e poderá ver o seu anúncio oficial antes de 2018 como tem sido tradição.
Nada é particularmente concreto sobre a arquitectura deste chip, mas espera-se que seja o primeiro em algum tempo que não tenha cores profundamente alterados, como tem sido apanágio da Qualcomm. Nessa instância, o Snapdragon 845 recorrerá aos Cortex-A75 para a performance elevada, enquanto os Cortex-A53 ou A55 tratarão das tarefas menos exigentes. A bordo estará a Adreno 630 optimizada para AR e VR, enquanto poderemos ter igualmente um modem para velocidades de 1.2Gbps no download.
O chip deverá ser fabricado em litografia de 10nm e pensa-se que a Samsung voltará a ter preferência nos primeiros lotes, o que não cairá bem com a sua concorrência. Não admira que LG, Sony e mesmo Google estejam supostamente a trabalhar nos seus próprios chips, juntando-se a Huawei ou Xiaomi como marcas que não dependem da Qualcomm para os seus lançamentos.
Como não poderia deixar de ser, se bem que o Snapdragon 845 ainda não foi lançado, já se começa a falar no hipotético Snapdragon 855 para um anúncio no final de 2018. Não há nada mais óbvio do que o facto de que mal um chip chega ao mercado, o seu sucessor há muito que já está em preparação.
No entanto, para já, aguardamos sim notícias concretas sobre o Snapdragon 845 e não faltará muito mais tempo para isso. A TekGenius estará atenta, por isso estejam atentos às nossas páginas também.