Vocês vão adorar esta. Estão a ver uma câmara de vídeo? Agora repensem o vosso conceito e pensem num corpo compacto de uma mirrorless fotográfica, com a potência de uma câmara de vídeo cinematográfica. Olá Sony FX3.

A Sony é a mais pequena integrante da Cinema Line da Sony e entra num território muito dominado pelas Pocket da Blackmagic Design. Ao olharem para a Sony FX3 vão ter dificuldades em a distinguir de uma Alpha de fotografia, até ao punho e interface, mas o seu corpo muito mais anguloso revela que esta câmara é muito especializada.

Falando em Alpha, a FX3 tem o mesmo sensor impressionante da A7SIII, e também a baioneta EF, mas foi muito refinada para aumentar enormemente as suas capacidades cinematográficas. A FX pode capturar vídeo HD até 240fps e 4K, com uma gama ISO de 80 a 409,600, sendo a gravação a 10 bits com opção por 16 bits RAW, via HDMI. O sistema de foco para garantir uma gravação ótima utiliza 627 pontos de deteção de fases e inclui rastreamento ocular.

Estas capacidades não são fáceis nem simpáticas de integrar numa máquina destas dimensões e exigem uma ventoinha interna para refrigeração que pode ser programada para iniciar apenas quando não estamos a gravar, de forma a não criar ruído indesejado. Com a refrigeração garantida, a FX3 permite capturar o vídeo 4K de forma contínua, sendo por isso uma delícia para qualquer vlogger e criador de conteúdos.

À estabilização interna de 5 eixos junta-se a pega XLR amovível com duas entradas de áudio e dials físicos para controlar o input. E se a estabilização não chegar, pode ser controlada via Sony Catalyst, que recorre à informação giroscópica da câmara para ajustes pós-filmagem.

A FX pode utilizar cartões SD de alta capacidade para gravar os seus conteúdos, mas o máximo dos máximos, 4K a 120fps irá requerer os CFexpress. Por fora, acrescentar acessórios é fácil: o corpo da FX3 inclui cinco orifícios roscados (1/4-20 UNC) para possibilitar o acoplamento fácil de acessórios compatíveis, permanecendo leve o suficiente para a captação manual e fácil de transportar e configurar. Entretanto, a pega XLR incluir mais três orifícios.

Finalmente, a bateria é uma unidade de 16.4Wh e o que isto significa em autonomia não sabemos ainda, mas com a possibilidade de utilizar um powerbank para aumentar a autonomia via USB-C é sem dúvida bem-vinda.

A Cinema Line FX3 estará disponível no final de Março por €4700. O preço é talvez uma bagatela para estas enormes capacidades num tamanho de bolso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui