Sabíamos que havia um Xperia novo a caminho e ei-lo, o Sony Xperia L1, porque a vida não se faz só de smartphones topo de gama. O Sony Xperia L1 recupera assim os traços estilísticos do novo Xperia XZ Premium, mas destina-se a bolsos bem mais contidos.
Passaram quatro anos desde que a Sony teve um Xperia L no seu portfólio, e o novo Xperia L1 tem pouco que ver com o encurvado Xperia L de 2013, com o seu diminuto ecrã de 4.3.
Por comparação, o Sony Xperia L1 tem curvas mais minimalistas, típicas dos Sony actuais, é um ecrã de 5.5 polegadas com resolução HD.
Debaixo do capô encontramos um MediaTek MT6737T, quad-core a 1.4GHz, com modestos 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno.
No departamento das câmaras, temos uma principal de 13MP com abertura f/2.2 e uma câmara frontal de 5MP e abertura f/2.2. A sua distância focal de 24mm será adequada para as selfies individuais, não tanto para as de grupo.
Um ponto decididamente positivo é a sua chegada já com Android Nougat, conhecida que é a fama da MediaTek em não facilitar as actualizações para novas versões do Android. Com este software chegam algumas funcionalidades já típicas da Sony, incluindo o eficiente modo Stamina para prolongar a duração da carga da bateria, os tutoriais Xperia Tips e as Xperia Actions, que adequam as configurações do dispositivo aos padrões de utilização diários.
Finalmente, a bateria possui uma capacidade de 2620mAh, que, visto o hardware, deverá ter um comportamento muito aceitável.
O Sony Xperia L1 chegará ao mercado a partir de Abril com um preço ainda por revelar. Espera-se que seja um valor razoável, tendo em conta os declarados objectivos do Xperia L1 como smartphone de preço acessível. Pelo preço certo, o Xperia L1 poderá ser um caso de sucesso, graças ao que nos parece para já um design extremamente cuidado que poderá tornar o dispositivo bastante apetecível.