2018 será um ano demolidor para o portefólio da Sony. A marca Nipónica está a procurar retomar a relevância e começou a mudar a sua postura em termos de design e hardware nos seus dispositivos. Para já, Sony Xperia XA2, XA2 Ultra e Xperia L2 mostraram mudanças importantes e o regresso da Qualcomm à gama média da Sony. Agora, o Xperia XZ Pro deverá elevar a fasquia no hardware para 2018.
As mais recentes indicações apontam para um ecrã OLED 4K de 5.7. A confirmar-se o que fomos lendo nos últimos meses, este topo de gama poderá ser alvo de um design profundamente renovado, com um ecrã bezel-less, mas dimensões e proporções não foram confirmadas.
Apesar da resolução elevada, a implementação da Sony significa que o ecrã deverá correr em FHD até ser solicitado por conteúdos multimédia específicos como fotografias. Pelo menos, essa tem sido a implementação e, na minha experiência, faz toda a diferença para representação de detalhes finos em imagens e vídeos.
Hardware potente
A Sony tem sido algo conservadora nas suas apostas de hardware, mas o Sony Xperia XZ Pro deverá alterar isso.
Sabemos que o equipamento será equipado com o Snapdragon 845, potencialmente com 6GB de RAM, e deveremos assistir à chegada das câmaras duplas à gama alta da Sony. A especulação aqui centra-se na possibilidade de uma parelha de 18MP+12MP, com 13MP na frente. Uma bateria de 3420mAh e certificação IP68 encerram as características expectáveis.
Um smartphone para eleitos
A Sony lançará este ano sucessores para a gama XZ1 e para o XZ Premium, e esses serão os equipamentos de gama alta da marca. No caso do XZ Pro, tudo indica que a Sony tentará aqui obter o máximo de que é capaz em termos de engenharia.
Este será um dispositivo de prestígio que não se deixará apanhar com um preço baixo. A sua mera existência mostra a Sony a esforçar-se para retomar o seu justo lugar entre os fabricantes Android de topo, após muitas mudanças de fundo. A Sony está mais consciente das tendências actuais, da sua concorrência, e prepara-se para lhe fazer frente.