A tecnologia 5G ainda está distante em Portugal e é duvidoso se precisamos de um smartphone 5G nesta altura. O ano também não começou muito bem, com os smartphones 5G a serem demasiado caros para o que ofereciam. O TCL 10 5G fez parte da primeira leva de smartphones verdadeiramente acessíveis graças a um preço abaixo dos €400 e características técnica muito completas.

Ficha técnica:

  • Ecrã: painel IPS LCD de 6.53 polegadas, com resolução FHD+ 1080x2340px, rácio de aspeto 19.5:9, HDR10 com processador de imagem dedicado, taxa de atualização de 60Hz;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 765G, Octa-core (1×2.4 GHz Kryo 475 Prime & 1×2.2 GHz Kryo 475 Gold & 6×1.8 GHz Kryo 475 Silver) com GPU Adreno 620;
  • Memória: até 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno expansível;
  • Câmaras principais: 64MP, f/1.9, ultragrande angular de 8MP, f/2.2, macro de 5MP, f/2.4 e sensor de profundidade de 2MP, f/2.4.
  • Câmara frontal: 16MP, f/2.2;
  • Bateria: 4,500mAh, carregamento rápido de 18W;

O TCL 10 5G tem no seu centro um processador Snapdragon 765G que, além da conectividade 5G, é dos melhores do mercado em termos de capacidade de processamento. Acima dele, só mesmo os processadores da gama alta que encontramos por preços muito mais elevados. Com este processador, o TCL 10 5G tem definitivamente uma performance muito interessante, tanto mais que a TCL utiliza um Android leve e pouco modificado que, por isso, oferece estabilidade adicional. Reparemos que, efetivamente, não teremos acesso a redes 5G tão cedo pelas nossas terras, mas o modem a bordo é rápido também no atual padrão LTE, pelo que este smartphone nos permite fazer o que temos de fazer e no momento. De resto, pareceu-me ter uma excelente capacidade para captar a rede, mesmo em pontos da casa onde outros equipamentos pareciam estar com grandes dificuldades.

Lado a lado com o TCL 10 Pro, a sua performance é muito claramente superior quando os gráficos dos jogos realmente puxam pelo hardware, por isso levem isto em conta se forem gamers aficionados. O seu design não é tão refinado quanto o Pro, é certo, e é até algo pesadão, mas compensa amplamente com o seu utilitarismo prestações irrepreensíveis. Os acabamentos são pelo menos irrepreensíveis e o acabamento em degradé da traseira acrescenta todo o interesse a um smartphone onde a linhagem do bem-amado Plex é mais do que clara.

O ecrã é um ponto interessante do TCL 10 5G, recorrendo à tecnologia NTXVISION da TCL. Apesar de ser uma unidade IPS LCD, a tecnologia da TCL oferece-lhe algumas funcionalidades extra, como a conversão de conteúdos SDR em HDR ou o ajuste da cor à luz ambiente. Plano e com 6.53 polegadas, este ecrã é, além do mais, razoavelmente amplo e tem um tamanho que eu diria ideal entre portabilidade e a leitura de conteúdos ou visualização de multimédia.

O TCL 10 5G é, além do mais, um smartphone que tira fotografias muito interessantes, principalmente se as câmaras tiverem condições luminosas a seu favor, enquanto à noite o seu modo noturno é capaz de recolher detalhe suficiente para nos deixar soberbamente agradados com o resultado final. O seu principal argumento é a câmara principal de 64MP que já respeitamos muito desde que a descobrimos no TCL 10 Pro, e não deixará ficar mal os que são mais exigentes a nível fotográfico, até porque a TCL oferece uma app fotográfica bastante ampla.

Mas conta ainda com boas câmaras macro e ultragrande angular, para nos dar uma bela polivalência em uma multitude de situações fotográficas.

Finalmente, há a destacar a bateria de 4500mAh que oferece uma autonomia muito confortável ao longo de todo o dia. Um ponto onde o TCL fica algo atrás da concorrência é no carregamento, já que conta apenas com 18W de carregamento rápido.

O TCL 10 5G acaba por ser um excelente smartphone de gama média, mesmo que não tenham planos para aderir a um plano 5G. Fora da estrita gama alta, onde podem esperar gastar uma boa quantia a mais, o TCL 10 5G oferece não só uma performance excelente, como a capacidade 5G garante que não estará obsoleto daqui a um ano, e isso é um elemento de extrema importância para quem quer esticar ao máximo a durabilidade dos seus smartphones!

Certo é que, num ano em que os smartphones 5G são ainda cheios de compromissos, a TCL soube escolher o mais importante para criar um dos mas equilibrados equipamentos deste tipo disponíveis no mercado.

REVIEW GERAL
Design & Construção
8
Caraterísticas
8.5
Performance
8.5
Fotografia
8
Bateria
8.5
Relação preço-qualidade
9
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here