O diesel tem vindo a ser fortemente atacado nos últimos tempos, não só através das políticas de vários países e propõe grandes limitações nas entradas nas cidades, quer seja pela carga fiscal cada vez maior, quer seja pela própria consciência ambiental que vai aparecendo com uma força cada vez maior na nossa sociedade. A Toyota abraça este novo caminho de abandono do diesel, e é por isso mesmo que na Suíça apresentou uma nova fase de motorizações.
Em Genebra e aproveitando a apresentação do novo Auris no Geneva Motor Show, a Toyota revelou que apenas irão existir três motorizações, sendo que duas delas são electrificadas:
- 1.2L Turbo – Motor Turbo de 4 cilindros a gasolina de injecção directa, capaz de debitar 116cv
- 1.8L Híbrido – É a 4ª geração da motorização híbrida do modelo Prius e do Toyota C-HR, com 122cv
- 2.0L Híbrido – Uma nova motorização híbrida, mais potente na plataforma global (TNGA) e que conta com 180cv.
Esta não é uma decisão inédita por parte da Toyota, já que na altura do lançamento do seu Toyota CH-R, tinha tomado a opção de não disponibilizar motorizações diesel. No entanto, é um grande passo para o objectivo final: eliminar por completo todas as motorizações diesel dos seus veículos de passageiros até ao final de 2018.
Este grande objectivo surge no aumento do interesse dos clientes da marca nas motorizações híbridas dos seus actuais modelos. Por exemplo, em 2017, do total de vendas da Toyota Motor Europe, 41% já foram de versões electrificadas, vulgo híbridos. Foi um aumento de 38% comparativamente ao ano anterior, totalizando assim 406 mil viaturas híbridas vendidas. Em contraste, de 2016 para 2017, a Toyota vendeu menos 10% de veículos diesel.
Ainda assim, a gama comercial irá continuar a contar com motorizações diesel, com o intuito de atender às necessidades dos clientes comerciais.
Durante o evento, o presidente e CEO da Toyota Motor Europe Johan van Zyl referiu:
“Durante mais de 20 anos a Toyota tem sido pioneira na eletrificação com a tecnologia híbrida (HEV). Durante vários anos as versões híbridas foram a motorização dominante quando disponibilizada.
No nosso novo modelo mais recente, o Toyota C-HR, a motorização híbrida representou 78% das vendas no ano passado.Como parte da nossa estratégia de veículos eletrificados, estamos a ampliar progressivamente a nossa oferta híbrida com um segundo e mais poderoso motor 2.0L. Começando com a nova geração Auris, esta expansão da gama de motorizações híbrida é uma reação natural à procura dos nossos clientes de veículos de passageiros.
O mix de híbridos em veículos de passageiros Toyota é já equivalente ao mix de diesel em 2015. Desde então, a venda de híbridos excedeu substancialmente a nossa vendas de diesel. Nos veículos comerciais, onde as necessidades pessoais e empresariais (por exemplo, Binário & Capacidade de Carga) permanecem, continuaremos a oferecer a mais recente tecnologia diesel”.