A Qualcomm anunciou ontem o Snapdragon 888, levantando o véu do que será um sucesso incontestável de vendas na gama alta. Xiaomi, Oppo e outras marcas saltaram para a ribalta a anunciar o suporte ao SoC, ainda antes de sabermos os detalhes todos. Entretanto, a própria Qualcomm revelou os detalhes do Snapdragon 888 em toda a sua glória.

Começando pela CPU, que é sempre a minha parte favorita, o Snapdragon 888 é o primeiro chip com o novo ARM Cortex-X1. Um único núcleo está a bordo, oferecendo o dobro da cache e 33% mais capacidade do que o igualmente novo Cortex-A78. A 2.84GHz, o Cortex-X1 é suposto ser uma última reserva de potência para quando as tarefas realmente o exigem.

É coadjuvado por três núcleos Cortex-A78 a 2.4GHz que, por si só, também oferecem uma ampla melhoria sobre os atuais Cortex-A77. Finalmente o ponto mais desinteressante é que continuamos a contar com os Cortex A55 como núcleos de eficiência. A própria ARM parece concentrada em aumentar a capacidade de topo para rivalizar com os chips Bionic da Apple. Com uma litografia de 5nm, o Snapdragon 888 oferece mais 25% de potência sobre o Snapdragon 865, apesar de consumir menos 25% da energia.

Uma novidade de monta é que o novo controlador incluído no Snapdragon 888 se foca na RAM LPDDR5 e suporta mesmo as novas memórias a 3200MHz. Isto é significativo, porque tanto o Snapdragon 865 quanto o novo Apple A14 se mantiveram fiéis à LPDDR4X, pelo que se a fé da Qualcomm na nova tecnologia RAM der frutos, o Snapdragon 888 pode oferecer aos Android de gama alta novos argumentos.

O processador é acompanhado de uma nova gráfica, na forma da Adreno 660 que promete 35% mais capacidade, mas um aumento ainda maior na performance com inteligência artificial, ou 43%. Além da possibilidade de jogarmos a 144fps, a Adreno 660 introduz algo que já é bem conhecido dos gamers de PC e consolas: Variable Rate Shading, ou VRS.

A tecnologia VRS permite trabalhar blocos de pixéis em vez de um a um, virtualmente poupando recursos sem que o resultado final sofra. Aqui a opção poderá ser economizar na bateria, ou ter potência de reserva para os jogos realmente exigentes.

A melhorar a performance nos jogos ainda mais, a tecnologia Game Quick Touch reduz a latência do toque em 20%.

Outros pontos importantes nos truques que a Adreno 660 tem na manga é o HDR de 10 bits e a compensação para o efeito Mura em painéis OLED, quando os pixéis têm calibração irregular.

ISP triplo para fotografia e vídeo

Pela primeira vez a Qualcomm utiliza um ISP triplo para o processamento de imagem, permitindo processar em simultâneo três câmaras, podendo por exemplo filmar três vídeos 4K simultaneamente. Mas o efeito mais notável será uma melhor transição entre distâncias focais: com cada câmara a ter o seu próprio ISP, passar da grande angular para a ultragrande angular será possível sem soluços. Como dissemos já, as novas capacidades chegam a 2.7GP por segundo, pelo que poderemos capturar 120 frames por segundo em imagens de 12MP, o que é impressionante.

Um grande salto na inteligência artificial

Este ano, o crescimento da nova geração de Snapdragon não se deu apenas na potência bruta, mas também na inteligência artificial. A Qualcomm mobilizou com grande orgulho o novo Hexagon 780 que, em conjunto com a potência acrescida da Adreno 660, atinge estonteantes 26 TOPS, uma loucura se pensarmos que o Snapdragon 865 chegava aos 15 TOPS.

Mesmo nos momentos em que o smartphone está em modo de poupança de energia, teremos acesso às vantagens da inteligência artificial graças ao novo Sensing Hub que gasta apenas 1mA, e consegue ainda assim executar a maioria das tarefas simples sem recorrer ao Hexagon.

A inteligência artificial chega mesmo à fotografia. Será a primeira vez que o autofoco e a exposição são controladas por inteligência artificial, permitindo um foco mais rápido, melhor.

Conectividade e segurança

Bom a conectividade é, obviamente um foco do Snapdragon 888. Com um Snapdragon X60 integrado que oferece conectividade 5G nos espectros sub-6 e mmWave.

Mas o Snapdragon 888 também é o primeiro processador compatível com a Content Authenticity Initiative, que permite capturar imagens cifradas e codificadas contra manipulação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui