Em Julho, a Audi apresentou os seus planos para veículos autónomos e como pretende usar AI. Agora a marca está pronta para mostrar no que tem estado a trabalhar. No IAA deste ano em Frankfurt, a Audi estreou o AIcon e ElAIne, carros com autonomia de Nível 4 (condução condicional, mas totalmente automatizada) que afirma serem empáticos com as necessidades de seus condutores. Segundo a marca, estes serão capazes de interagir continuamente com os seus arredores e passageiros e adaptarem-se melhor do que nunca aos requisitos dos que estão a bordo.
A ideia é que, através do machine learning, a plataforma poderá antecipar o que deseja antes de pedir. O exemplo que Audi dá é de um dos seus carros sugerindo um serviço e reservá-lo para o condutor como um assistente pessoal.
Isso também se aplica a coisas como selecção de música e o seu estilo de condução de freeway (velocidade média e distância de outros carros). E porque a informação é armazenada na cloud em relação ao seu local, esta pode ser transferida noutros veículos. O Audi Fit também está presente, trabalhando para garantir uma experiência de condução menos stressante sugerindo técnicas de respiração e massagens de assentos, usando biofeedback e um dispositivo wearable.
A Audi já mostrou as capacidades autónomas de nível 3 do A8 (condução condicional, mas totalmente autónoma para engarrafamentos), e está a usar o AIcon e ElAIne como montras para o nível 4 de condução. O sistema piloto irá assumir o controle da condução na autoestrada, irá mudar automaticamente de via e irá ultrapassar condutores mais lentos.
A Audi sonha com um futuro com os seus pontos de estacionamento da AI Zone onde pode estacionar, sair e o seu carro irá fazer os seus recados. A marca afirma que o carro irá dirigir-se automaticamente para um estacionamento multistory, onde existem vários serviços, como lavagem de carros, posto de gasolina ou de carregamento. Esta tecnologia irá permitir que o carro escolha a AI Zone num horário predeterminado. Esta tecnologia, segundo a Audi, também está quase pronta para produção.