O salão automóvel de Los Angeles (Automobility LA) está a ser palco para os mais recentes avanços tecnológicos em matéria de condução autónoma. A Volvo e a Luminar, uma start-up especializada no desenvolvimento de sensores para automóveis autónomos, revelam agora os sensores LiDAR e as capacidades de percepção mais avançadas da indústria.

A tecnologia LiDAR, que utiliza emissão de impulso de luz para detectar objectos, é um elemento crucial no desenvolvimento de automóveis com uma condução autónoma mais segura. Os veículos que se encontram equipados com esta tecnologia, conseguem circular de uma forma mais segura e mais rápida, mesmo em ambientes de elevada complexidade rodoviária, isto porque possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

Com vista à introdução no mercado de veículos totalmente autónomos, a tecnologia LiDAR irá ser uma grande ajuda para a marca. O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção da envolvência do veículo, irão permitir carros autónomos cada vez mais seguros.

Volvo é quem inspira mais confiança na condução autónoma

As novas capacidades perceptivas do sistema LiDAR tornam possível detectar formas humanas com um nível de detalhe superior, não possível com os sensores actuais. Adicionalmente, esta nova tecnologia permite também detectar objectos a uma distância até 250 metros, um alcance bem superior à tecnologia LiDAR actual.

“A tecnologia de condução autónoma irá elevar a segurança automóvel a outro nível. Este princípio é a razão pela qual a Volvo Cars deseja ser líder neste capítulo. Em última análise, a tecnologia irá criar vantagens para os nossos clientes e para a sociedade como um todo. A Luminar partilha desta nossa visão e de tentar tornar reais estes beneficios. Esta nova tecnologia de perceção representa um passo importante nesse processo.” – Henrik Green, Senior Vice President, Research and Development, Volvo Cars

Parte da Luminar foi adquirida pela Volvo Cars através do fundo Volvo Cars Tech Fund, naquele que foi o primeiro investimento do fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão actualmente a transformar a indústria automóvel.

A Volvo tem vindo a mostrar-se bastante empenhada de forma a estabelecer várias parcerias estratégias que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção actualmente existente na indústria automóvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here