A câmara fotográfica é, hoje em dia, uma parte fundamental do nosso smartphone, com os fabricantes a procurarem diferenciar-se. Foi neste contexto que a ASUS apresentou hoje em Portugal o ASUS ZenFone Zoom S, um dos mais ambiciosos e especializados smartphones do mercado.

O ASUS ZenFone Zoom S não é somente um smartphone com uma boa câmara, mas um dispositivo que se quer afirmar como um amplo conjunto de ferramentas fotográficas, capazes de despertar o potencial dos utilizadores.

  • Um smartphone para o amante da fotografia séria

Existem hoje em dia alguns pesos-pesados no mundo da fotografia móvel, um grupo restrito de smartphones com o potencial para impressionarem quem leva a fotografia a sério e exige o melhor.

O ASUS ZenFone Zoom S não quer simplesmente ser uma opção neste clube restrito, mas distinguir-se e, para isso, apresenta um grupo bastante diferenciador de tecnologias. Falemos então das câmaras, que são o que importa.

O ZenFone Zoom S apresenta um duo de câmaras de 12MP com o já comprovado sensor Sony IMX362, com abertura de f/1.7 e pixéis de 1.4 micrómetros. Do ponto de vista técnico, a abertura é um coeficiente entre a distância focal e o diâmetro da Íris de entrada e, quanto maior a abertura (menor o número F), mais luz entra no sensor, e melhor é a performance em condições de baixa luminosidade. Neste momento, nenhum smartphone apresenta abertura superior.

A grande diferença entre as câmaras é na distância focal, com uma a apresentar grande ângulo de visão e a outra a fornecer um zoom óptico real de 2.3x e zoom dinâmico de 12x.

As câmaras apresentam tecnologia SuperPixel, um conjunto de algoritmos que assegura as melhores definições durante a captura fotográfica, de modo a diminuir a ampliação do sinal digital (ISO), reduzindo o ruído durante a captura e no processamento da imagem.

Mas ainda mais relevante é a tecnologia Dual Pixel da tecnologia de foco ASUS TriTech+. Como o nome indica, a TriTech+ combina três ferramentas de foco para obter foco quase instantâneo, em apenas 0,03 segundos.

Por um lado, a tecnologia Dual Pixel confere a cada um dos doze milhões de pixéis do sensor a função dupla de recolher a luz, e a informação de foco. Analisando os ângulos de incidência da luz em cada pixel, o foco por detecção de fases é altamente exacto. Por outro lado, o laser de segunda geração ajuda o sistema a mais depressa saber a distância a que está um objecto, auxiliando o foco por detecção de fases.

Finalmente, uma terceira tecnologia de seguimento foi implementada para melhorar a capacidade do sensor para focar objectos em movimento.

De destacar que as câmaras possuem estabilização óptica de imagem de 4 eixos e electrónica de 3 eixos para a captura vídeo em UHD.

A ASUS destaca ainda o modo totalmente manual da câmara, o único modo que nos permitirá realmente agarrar o potencial destas câmaras. Tal como vem sendo tradição na ASUS, encontramos ainda alguns modos de fotografia que dão resultados convincentes, como o modo Super Resolução de 48MP que combina quatro imagens de 12MP, ou o modo Enhanced Low Light de 3MP que combina a informação de pixéis adjacentes, para uma informação mais exacta em baixa luminosidade.

Ainda a reter que o suporte para o formato RAW estará disponível aquando da actualização para Android Nougat.

Para os amantes das selfies, a câmara frontal oferece generosos 13MP com flash de ecrã.

  • Pensado para alta disponibilidade

O processamento de informação fotográfica é das tarefas mais intensivas que podemos impor a um smartphone, com consequente degradação rápida da bateria. Experimentem e verão que uma sessão fotográfica de algumas horas pesa mais do que ver um filme.

Por isso, aqui temos de destacar a bateria de 5000mAh do ASUS ZenFone Zoom S, que lhe permitirá manter a disponibilidade durante umas boas horas enquanto outros dispositivos deixarão de ter sumo. O mais interessante é que o dispositivo possui apenas 7.9mm de espessura, um valor louvável quando comparado a concorrentes com baterias menores.

A ajudar a duração da bateria, o processador Snapdragon 625 é dos mais eficientes no mercado, graças à litografia de 14nm.

  • Para lá da fotografia

O Snapdragon 625 terá amplo espaço para evoluir, graças a 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.

Já o ecrã é algo que também temos de realçar. A ASUS optou por um painel AMOLED de 5.5 polegadas FHD e protegido por vidro Gorilla Glass 5, com 500 nits de luminosidade que deverá oferecer uma excelente prestação mesmo no exterior.

Tudo isto configura um smartphone bastante completo, que terá um preço justo de €499.99 e se encontra já disponível em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui