O futuro do desenvolvimento de novos automóveis deu hoje um avanço significativo. A Volvo Cars e a Varjo, empresa finlandesa de equipamento para realidade aumentada, apresentaram uma nova abordagem para a avaliação de protótipos, design e tecnologias de segurança ativa – o Varjo XR-1.
Desta forma, será possível, pela primeira vez, conduzir um automóvel real ao mesmo tempo que se utiliza um kit de realidade aumentada, adicionando elementos virtuais ou outras caraterísticas que pareçam reais não só ao condutor mas também aos sensores do automóvel, para fins de desenvolvimento. Esta é, até agora, uma proposta única na indústria automóvel.
O equipamento Varjo XR-1, fornece realidade virtual a uma resolução muito superior ao que existe atualmente no mercado. Assim, o XR-1 poderá reduzir, de uma forma radical, os períodos de desenvolvimento de novos produtos pois permitirá avaliá-los de uma forma quase imediata.
Quando comparado com o seu antecessor, o XR-1 adiciona câmaras de alta definição ao capacete e utiliza realidade mista. Isso permite que os designers e engenheiros da Volvo Cars consigam “conduzir” os próximos modelos e avaliar as caraterísticas dos mesmos num ambiente de simulação muito antes de eles existirem. Isto faz com que a empresa consiga desenvolver os novos modelos com uma experiência de utilização o mais aperfeiçoada possível, numa fase inicial do desenvolvimento.
Esta parceria será ainda mais reforçada devido à decisão do Volvo Cars Tech Fund em investir na Varjo. Recorde-se que o Tech Fund representa o fundo de investimento da Volvo para as start-ups que demonstrem elevado potencial.
“Com a abordagem conseguida através da realidade aumentada, podemos começar a avaliar o design e as tecnologias a partir do momento em que as começamos, literalmente, a desenhar. Em vez da forma tradicional em que os novos produtos e as novas ideias eram testados, nós podemos agora testar protótipos em estrada de uma forma imediata. Esta abordagem oferece um potencial imenso em matéria de poupança de custos ao identificar as prioridades de uma forma clara e ao eliminar rapidamente os principais entraves em fases iniciais dos processos de design e de desenvolvimento.” – Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars.
O XR-1 também permite que os engenheiros da Volvo Cars consigam desenvolver e avaliar mais facilmente as soluções de segurança ativa. Os peritos podem conduzir automóveis reais ao utilizar o equipamento XR-1 nas unidades de investigação da Volvo na Suécia e assim testar, de uma forma virtual, sistemas de segurança ativa através de realidade aumentada em ambiente real.
A tecnologia de rastreio ocular, que faz parte do XR-1, facilita a avaliação da forma como os condutores utilizam as novas funcionalidades e de que forma poderão estar ou não distraídos. Esta abordagem, baseada em tecnologia para medir os níveis de distração, garante que a Volvo Cars consiga desenvolver novas caraterísticas sem ela causar, ela própria, distração adicional.
“Desde o início que a nossa visão passa por criar um produto que consiga juntar perfeitamente o real e o virtual. A forma incrivelmente avançada como a Volvo Cars utiliza o XR-1 mostra que a tecnologia da Varjo permite atingir coisas que anteriormente eram impossíveis. Iniciámos, em conjunto com a Volvo, uma nova abordagem muito profissional da utilização da realidade aumentada.” – Niko Eiden – Founder & CEO – Varjo.
A Volvo Cars é uma das empresas pioneiras na indústria automóvel na utilização da realidade aumentada no seu trabalho de design e desenvolvimento. A parceria agora estabelecida com a Varjo é mais um exemplo da posição da marca neste capítulo.
“A Varjo é claramente uma empresa líder no seu setor. A sua tecnologia promete bastante para o futuro e é capaz de oferecer, já hoje, aplicações práticas muito vantajosas para a Volvo Cars. A Varjo é um bom exemplo do tipo de empresas nas quais pretendemos investir.” – Zaki Fasihuddin – CEO of the Volvo Cars Tech Fund.
O equipamento Varjo XR-1 e a aplicação da Volvo Cars, estarão expostos no Augmented Reality World Expo que começa hoje em Santa Clara, na Califórnia.