Desde 2010 que o Mazda RX-8 deixou o mercado Europeu, depois de não cumprir os requisitos Europeus de emissões mínimas, e com ele levou o último desportivo com motor Wankel do mundo. No entanto, um Mazda RX-8 altamente modificado foi agora avistado nas ruas da Alemanha, levando a Motor Trend a especular de que se trata de um veículo de testes para o futuro Mazda RX-9.
Porquanto o veículo tenha os traços gerais principais do saudoso RX-9, a Motor Trend denota a frontal amplamente modificada para refrigeração extra, e a matrícula HD DC tradicionalmente associada aos protótipos da Mazda.
Nesta fase, o Mazda RX-9 é um mito que a Mazda tenta manter vivo de vez em quando. A marca Nipónica praticamente confirmou a chegada de um RX-9 após 2020 em diversos momentos, lembrando que continua a trabalhar na fórmula dos motores Wankel, para conseguir as vantagens de potência e torque extras, sem violar as leis de emissões.
O motor SKYACTIV-R do futuro RX-9 poderá contar com 1.6 litros e 400cv. A Mazda entrou de facto com uma patente para este motor Wankel de nova geração em 2016, mostrando maior predominância do alumínio e uma geometria melhorada para injecção de combustível mais próxima da câmara de combustão. Mais importante, o motor é rodado 180 graus, colocando as saídas de gases no topo direito, permitindo uma montagem do motor mais baixa e melhores ajustes na condução de ar até ao motor.
Em 2015, durante o Tokyo Motor Show, a Mazda mostrou um pouco do futuro dos RX com motor Wankel ao revelar o protótipo Mazda RX-VISION, comprometendo-se com o regresso dos motores Wankel. No entanto, desde então, este possível veículo de testes pode ser a prova mais objectiva de que o caminho está mesmo a ser percorrido.