As 24H Le Mans são uma das provas míticas do desporto automóvel, tendo sido realizadas durante o fim de semana passado. Mas se a corrida terminou no fim de semana, a tabela classificativa ainda não está totalmente fechada.

Durante o dia de ontem, ficou a saber-se que o vencedor em pista da categoria LMP2, o Oreca 07 Gibson #26 da G-Drive Racing, foi excluído da classificação final devido a uma infracção técnica relacionada com os sistemas de reabastecimento. Também o #28 da TDS Racing, quarta posição, foi excluído da classificação final.

A decisão dos comissários surgiu apenas ontem, sendo que tanto a G-Drive como a TDS já revelaram que irão apelar da decisão. Ainda assim, e até que exista uma posição contrária do tribunal de apelo, a vitória nas 24H Le Mans na categoria LMP2, passa para o Alpine A460 Gibson #36 da Signatech de Nicolas Lapierra, Pierre Thiriet e André Negrão.

Pela comunicação da FIA, o problema está numa peça não homologada que alterava as dimensões do cone restritor. As equipas dizem que nada nos regulamentos proíbem essa peça, baseando nesse facto a sua apelação. A verdade, é que segundo a cronometragem oficial nas 24H Le Mans, os carros eram seis a oito minutos mais rápidos que os seus adversários, em cada paragem nas boxes.

Mas não foi só a classe LMP2 que sofreu alterações a nível de classificação. Também na classe GTE Pro, o Ford GT #67 perdeu a sua quarta posição devido a uma penalização. Esta penalização está relacionada com o facto de um dos pilotos, Tony Kanaan, não ter cumprido o tempo mínimo de horas de pilotagem. Teria que fazer pelo menos seis horas de condução, sendo que apenas cumpriu 5 horas e 16 minutos. Com isto, o Ford GT #67 passou para 12º lugar na sua classe.

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