Há uma grande clivagem no mundo mobile em 2018: com ou sem notch? Apesar da polémica estilística do iPhone X, marcas e consumidores iniciaram uma corrida ao melhor sósia. Mas ser diferente exige uma combinação de técnica e imaginação que poucas marcas quem mobilizar. Não é o caso da Oppo que, com o Oppo Find X oficializa hoje um dos mais engenhosos smartphones do ano.

Ao contrário de muitas marcas, o Oppo Find X procura maximizar o ecrã activo sem ter de sacrificar a limpeza dos contornos do ecrã para incluir um notch. A solução? Uma secção deslizante que expõe três câmaras: duas principais e uma selfie.

Toda a secção móvel activa-se quando abrimos a app da câmara, momento em que todo o esplendor fotográfico do Oppo Find X se revela. Não só encontramos aí um sistema de duas câmaras principais de 16MP + 20MP, mas também uma câmara frontal de 25MP e ainda um sistema de mapeamento facial 3D que permite proceder a desbloqueio facial avançado.

Há um outro pormenor útil nesta abordagem, e são as linhas. O design do Oppo Find X é dos mais interessantes de tempos recentes, composto por ondas suaves que incluem curvatura bilateral no ecrã ao estilo Samsung, mas também no recorte das câmaras. Estas ficam omitidas pela peça principal, transformando o Oppo Find X no único smartphone topo do momento que não pode ser criticado pela protuberância das câmaras. O bónus aqui é que as lentes ficarão protegidas dos arranhões habituais!

Posto isto, o design não é só vantagens, não obstante o quão interessante é. Com a peça móvel para as câmaras, o tabuleiro para o cartão SIM passou para a base, na lateral da porta USB-C e deixou de existir possibilidade de incluir um jack áudio, ainda que pudesse ter sido considerado. Não há como não realçar por isso o que vale ainda procurarmos ser originais. Se há um ponto negativo é na sua abordagem à biometria, sem qualquer leitor biométrico que não o reconhecimento facial.

Em termos de hardware, o Oppo Find X é um flagship de pleno direito, sem ter feito quaisquer tipo de concessões em nome do seu sistema de câmaras tão original. Teremos ao nosso dispor um Snapdragon 845 com 8GB de RAM e um máximo de 256GB de armazenamento interno. A bateria será de 3730mAh.

É de realçar que este smartphone será o primeiro da Oppo à venda oficialmente na Europa, e será interessante ver como a marca venderá as suas características únicas.

Acima de tudo, o Oppo Find X terá que passar o teste de fogo da utilização continuada: a peça motorizada que aloja as câmaras pode ser um potencial foco de desgaste. No entanto, nada retira ao Oppo Find X o mérito de não ser igual nenhum outro smartphone.

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui