Bem-vindos ao ano de 2018 onde o que está moda é colocar pastilhas de detergente na boca e partilhar o vídeo da proeza nas redes sociais. Se este ano ser fixe é isto, então por favor volta 2017.

Segundo a CNN, o YouTube e o Facebook comprometeram-se a reduzir conteúdo do género deste Tide Pod Challenge.

Normalmente, apenas as crianças pequenas confundem as pastilhas cheias de detergente com um doce. Mas graças ao Tide Pod Challenge, um grande número de adolescente singeriu voluntariamente estas pastilhas tóxicas, como resposta a um desafio lançado na Internet. Agora, esta “mera brincadeira” tornou-se num problema de saúde pública, principalmente nos EUA onde se tornou viral.

Segundo a CNN, o cenário é tão mau que nos primeiros 15 dias de 2018, a American Association of Poison Control Centers recebeu várias chamadas relacionadas com o consumo intencional de pastilhas de detergente, um número de chamadas equivalente ao do ano inteiro de 2016. A marca Tide apressou-se a lançar um vídeo onde a sua mascote diz ao mundo para não comer as pastilhas de detergente.

O Facebook irá retirar qualquer conteúdo do #TidePodChallenge do seu site e do Instagram. Para além de retirar os vídeos, a Google prometeu consequências para qualquer utilizador que publicar um vídeo no YouTube de alguém a comer uma pastilha de detergente por violar as Directrizes da Comunidade do YouTube.

Esperemos que estas medidas sejam um começo para que este desafio seja travado e sejam salvas algumas vidas. Contudo, tendo em conta algumas das últimas tendências, é muito possível que, infelizmente, já esteja a surgir algures mais um desafio muito pouco saudável como este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui