A posição da Apple em relação às reparações de dispositivos para utilizadores é bem conhecida. Os seus produtos são difíceis de reparar e a marca não quer que os utilizadores modifiquem, anulem garantias e potencialmente ofusquem a sua reputação.
DIYers são difíceis de desencorajar, evidenciado pelo facto de que sites de tutorial como iFixit floresceram nos últimos anos. Agora, a comunidade tem outra funcionalidade: acesso aos vídeos internos de reparação da Apple para o iPhone X e modelos Mac.
Os 11 vídeos em questão foram publicados no YouTube há pouco mais de um mês pelo utilizador Arman Haji.
De acordo com a Motherboard, estes são de facto vídeos de reparo genuínos da Apple e apresentam ferramentas exclusivas de desmontagem exclusivas da Apple, para além de referências a testes de diagnóstico e documentação interna.
O utilizador que publicou os vídeos afirma que inicialmente viu os vídeos no Twitter, fez download por curiosidade e enviou-os para o YouTube quando a conta do Twitter foi suspensa.
Como destaca a Motherboard, o que é impressionante aqui não são necessariamente as técnicas em si, mas sim o facto de que terceiros criaram mecanismos de reserva para muitos dos procedimentos oficiais da Apple e criam ferramentas personalizadas por conta própria.