Durante a conferência “Connect()” da Microsoft foi oficialmente confirmado que o IDE (Integrated Development Environment) Visual Studio está a chegar ao MacOS.
Visual Studio 2017
A conferencia “Connect()” começou na quarta-feira dia 16 de Novembro e irá decorrer até ao fim do dia 18.
Na passada segunda-feira, dia 14 de Novembro, já corria pela internet que o IDE Visual Studio iria chegar aos computadores da Apple.
Tudo começou quando noticias sobre o assunto começaram a aparecer na MSDN Magazine. Tudo indica que tenha sido um lapso, visto terem sido retiradas do ar passado pouco tempo.
Na realidade, os utilizadores do MacOS não terão acesso ao mesmo programa disponível para Windows. De facto, o que será lançado é a nova iteração do Xamarin Studio, uma plataforma de desenvolvimento C# para múltiplos sistemas operativos que foi herdada quando a Microsoft adquiriu a Xamarin no ano passado.
Para já estes produtos ainda têm bastantes características distintas mas as diferenças são cada vez menores.
Mesmo antes da aquisição por parte da Microsoft, a Xamarin já tinha feito bastantes esforços para tornar a sua plataforma o mais idêntico possível ao Visual Studio.
Em concreto o Visual Studio para MacOS usa o mesmo compilador que para Windows: Roslyn C#. Ambos usam também o MSBuild e os mesmos ficheiros do projecto.
Isto é, se um projecto compila numa versão também compilará na outra, o que significa que membros que usem diferentes plataformas podem contribuir para o mesmo projecto simultaneamente.
Para além destas noticias também foi anunciado o nome oficial da nova versão. Até agora esta versão era identificada como Visual Studio “15” que criava bastante confusão com a versão anterior. O novo nome oficial será Visual Studio 2017.
A versão final ainda não está pronta mas uma versão candidata a lançamento já está disponível para download no seguinte endereço.