A Volvo estabeleceu uma parceria com a NVIDIA para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial. Esta parceria procurará desenvolver as unidades centrais computarizadas que irão equipar a próxima geração de automóveis Volvo. Vem aí o SPA 2.

Com base na tecnologia NVIDIA’s DRIVE AGX Xavier, o computador central que será desenvolvido irá permitir à Volvo a implementação de uma plataforma tecnologicamente avançada denominada Scalable Product Architecture 2 (SPA 2). O primeiro modelo equipado com esta nova tecnologia deverá ser lançado a partir de 2020.

Na verdade, não se trata de uma nova parceria, uma vez que a Volvo já tem uma relação com a NVIDIA. Ainda no ano passado, as empresas iniciaram uma colaboração com vista ao desenvolvimento de sistemas de software para condução autónoma.

Usando o conhecimento tecnológico da NVIDIA em matéria de inteligência artificial e a sua capacidade computarizada, irá permitir à Volvo um avança considerável na implementação de sistemas de apoio à condução, gestão de energia e personalização do veículo.

Capacidades de percepção a 360º e um sistema de monitorização de condução irão ser adicionados ao computador central que irá apoiar a Volvo na introdução, de uma forma segura, de viaturas de condução totalmente autónoma.

“Para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a NVIDIA será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma.” – Håkan Samuelsson – President & CEO – Volvo Cars.

“Como líder mundial em tecnologias de segurança e de inovação, a Volvo entende e bem, que existe uma relação direta entre a segurança, o conforto e o nível de computadorização dos veículos.” – Jensen Huang – Founder & CEO – NVIDIA.

Volvo SPA 2 – a sucessora da Volvo SPA

A plataforma Volvo SPA tem vindo a ser utilizada com sucesso nos vários modelos 90 e 60 que a Volvo tem vindo a apresentar nos últimos anos. Estes novos modelos têm sido um dos factores chave da transformação que a Volvo tem vindo a viver nos últimos anos.

Com a evolução para a plataforma SPA 2, para além das vantagens já existentes na SPA, será possível ver novas tecnologias em áreas como a electrificação, conectividade e condução autónoma. O computador central irá desempenhar um papel fundamental na forma como as actualizações de software irão ser realizadas.

Para além desta parceria, é possível que a Volvo aproveite a ligação com outras tecnológicas, de forma a acelerar a introdução de novas tecnologias, garantindo assim que estará sempre a par da evolução do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui