No próximo dia 05 de Outubro celebra-se em Portugal a implantação da República, abrindo as portas à democratização do país e sua evolução civilizacional. É uma data que, por coincidência, marcará a distribuição do Windows 11 de forma gratuita, a computadores em todo o mundo.
A atualização chegará a partir desse dia a todos os portáteis, começando pelos mais recentes, e fazendo o seu caminho gradualmente até aos computadores com mais tempo, desde que sejam compatíveis. A disponibilidade da atualização será notificada em qualquer caso pelo Windows Update.
Mais à frente, quem quiser experimentar o Windows 11 num computador não compatível, poderá instalar via ISO. A possibilidade é tentadora, mas a instalação manual impossibilita a atualização automática via Windows Update, pelo que haverá ginástica adicional na instalação manual de atualizações. Quem não o instalar, fica pelo menos com a mente descansada até acabar o suporte do Windows 10 a 14 de Outubro de 2025.
Desde o seu anúncio que o Windows 11 tem causado muita curiosidade, com novas funcionalidades em destaque a serem a possibilidade de corrermos aplicações Android em ambiente Windows. Essa não deverá ser, todavia, uma das funcionalidades no lançamento logo em Outubro.