Depois de um adiamento por razões não especificadas, a Xiaomi lançou finalmente os muito aguardados Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. Para já, ambos os terminais chegam apenas ao mercado Chinês, mas o lançamento global estará certamente para breve. Se a marca por vezes altera uma ou outra definição para os mercados Europeus, ficam aqui pelo menos os principais traços dos novos Xiaomi, verdadeiros sonetos de fotografia e desempenho, compostos por uma marca que tenta melhorar-se com cada nova geração.

Xiaomi 13 Pro: do bom e do melhor

Vamos começar pelo topo da linha, o Xiaomi 13 Pro, novo topo de gama da família Xiaomi e que coloca em cima da mesa uma parelha impressionante, ou o Snapragon 8 Gen 2, juntamente com novas câmaras criadas com a chancela da Leica e que esperamos que desta vez venham parar à Europa. Ao dispor do processador teremos memórias RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0, pelo que o desempenho em nada será comprometido e deverá estar à altura das aspirações da marca.

Não faltam altifalantes estéreo com Dolby Atmos e head tracking para o que será um verdadeiro monstro multimédia, incluindo igualmente um painel LTPO OLED de 6.73″ e resolução 1440×3200, com predicados impressionantes, como taxa de atualização dinâmica até 120Hz, HDR10+, Dolby Vision, HLG e ainda DC Dimming de 1920Hz para garantir que não temos cintilação visível nos settings mais escuros do ecrã. Entretanto, um sensor de temperatura de cor ajusta a temperatura da cor ao ambiente circundante.

Lenovo ThinkPad X1 Yoga Gen 7or all intents and purposes, the Xiaomi 13 Pro’s display remains unchanged. The Xiaomi 12 Pro had a 6.73-inch display, and we have the same one with almost identical specs. Those include a 120Hz variable refresh rate since it’s an LTPO panel, 1440 x 3200px resolution, HDR10+, Dolby Vision, HLG and 1920Hz DC dimming against aggressive PWM. The display also has an ambient color temperature sensor that allows it to adjust the color temperature on the fly.

Em termos fotográficos, o Xiaomi 13 Pro efetivamente retoma o setup do Xiaomi 12S Ultra. E porque não? Se a base é boa, porque não melhorá-la apenas? Assim, contamos com o mesmo sensor Sony IMX989 de 1″ e resolução de 50MP, acompanhado de um segundo sensor de 50MP com zoom 3X, lente flutuante e uma distância de foco de apenas 10cm. A terceira câmara é também de 50MP, uma ultragrande angular com suporte macro.

Quanto à autonomia, uma bateria de 4820mAh oferece carregamento de 120W e carregamento sem fios de 50W, além de carregamento inverso.

Todo este enorme rebuçado tecnológico está encerrado num chassis cheio de estilo com painel traseiro de cerâmica, que acrescenta certificação IP68 ao pacote, pela primeira vez num Xiaomi.

Xiaomi 13: flagship compacto

O Xiaomi 13 mantém o Snapdragon 8 Gen 2 da versão Pro, mas é no geral um dispositivo mais clássico e compacto, com as laterais planas e o ecrã também plano, em vez do curvo do Pro. Temos uma unidade muito destacada com resolução FHD+ e taxa de atualização variável até 120Hz, mas como não é um painel LTPO não será uma taxa dinâmica. Entretanto, este painel de 6.36″ conta ainda com Dolby Vistion, HDR10+ e HLG, e é coadjuvado com altifalantes estéreo Dolby Atmos, com head tracking.

O departamento fotográfico conta com uma câmara principal de 50MP com OIS, uma câmara de 10MP com zoom 3X e uma ultragrande angular de 12MP. O selo de qualidade da Leica está a bordo.

A bateria é de 4500mAh com carregamento wireless de 50W, com fios de 67W e ainda carregamento inverso.

Ambos os dispositivos contam com emissor IR e, como já dissemos, com certificação IP68.

Em termos de armazenamento, ambos os modelos começam nos 8/128 e vai até 12/512GB, enquanto o Xiaomi 13. Preços e disponibilidades na Europa serão conhecidos em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui