À margem do Mobile World Congress, a Xiaomi capturou hoje as atenções ao anunciar o Xiaomi Mi 5C, o seu primeiro smartphone com um processador caseiro, o Xiaomi Pinecone S1 ou Surge S1.

O novo processador é um coice na gama média onde até agora a MediaTek tinha sido o fornecedor preferencial, e chega-nos com um aspecto económico nada negligenciável. Trata-se, afinal, de um processador moderno sem trazer nada de inovador.mi5c2

A bordo temos oito núcleos Cortex-A53, processadores perfeitamente consagrados e que, nesta fase, têm poucos segredos. Os quatro núcleos mais rápidos possuem uma frequência de 2.2GHz, enquanto os encarregados de tarefas leves se ficam pelos 1.4GHz.

A contribuir ainda mais para a economia do processador, este será fabricado em litografia de 28nm, um processo perfeitamente dominado e barato neste momento. Ainda assim, o Pinecone S1/Surge S1 tem apontamentos modernos, como suporte para a Vulkan API, Mali T860, dual ISP ou VoLTE. É igualmente um processador seguro que inclui o seu próprio chip de segurança.

O dual ISP beneficiará essencialmente a qualidade da câmara, tanto em termos de capacidade de reacção, quanto em termos de performance de imagem propriamente dita. Ao nosso dispor teremos aqui uma unidade de 12MP com pixéis de 1,25um, abertura f/2.2 e flash LED. Na frente, uma câmara de 8MP.

Em termos comparáveis, o Surge S1 será um processador sensivelmente equivalente ao Qualcomm Snapdragon 625 ou MediaTek Helio P20.

Com isto, o processador deverá tirar bom partido dos 3GB de RAM e 64GB de armazenamento interno que equipamentos a versão base do Xiaomi Mi 5C.

Entretanto, como é seu hábito, a Xiaomi apostou num design esbelto, com apenas 7.09mm de espessura, e onde destacaríamos o painel frontal com rebordos finos. O ecrã LCD deverá ser de grande qualidade, já que chega pelas mãos da JDI e interessantes 550 nits de brilho. Enfim, estamos perante uma unidade Full HD de 5.15 polegadas. Não é uma medida que possamos ler todos os dias. E sob este ecrã, na tecla Home, encontramos o expectável leitor biométrico.

Com o design fino, sofre a bateria que possui somente 2860mAh, mas é capaz de carregamento rápido 9V/2A. Já o sistema operativo à data de lançamento será o Android Marshmallow, mas está já prometida uma actualização para o Nougat ainda em Março.

O Xiaomi Mi 5C estará à venda na China a partir de 3 de Março, por cerca de $200 na sua versão base.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui