Com o anúncio oficial aqui ao lado na Espanha, a família Xiaomi Mi 9 Lite já tem mais um elemento e as coisas ficam muito mais confusas na hora de decidirmos qual é o Mi 9 certo para nós.
Não escondo que a Xiaomi consegue ser tão confusa quanto excelente nas suas ofertas. Senão vejamos: o Xiaomi Mi 9 Lite é a versão internacional do Xiaomi Mi CC9, tal como o Xiaomi Mi A3 é uma versão do CC9e. Parece, portanto, que não haverá um Xiaomi Mi A3 Pro, certo?
E sendo uma versão internacional do CC9, o Xiaomi Mi 9 Lite já é um nosso conhecido. O terminal mobiliza o excelente Snapdragon 710 com 6GB de RAM, enquanto o armazém será opcional entre 64GB e 128GB. Não são valores nada maus, se bem que padrão para os dias que correm.
O ecrã é um dos pontos interessantes do Mi 9 Lite, tratando-se de um AMOLED FHD+ de 6.39 polegadas. Além da tecnologia AMOLED, o ecrã é bastante atual, contendo um leitor biométrico e DC Dimming, uma nova tecnologia de controlo da luminosidade do ecrã que efetivamente regula a corrente que a ele chega, em vez de modular a cintilação como é mais habitual, com impacto para a nossa saúde ocular.
Uma bateria de 4030mAh permitirá tirar bom partido destas especificações, tanto mais que chega com carregamento rápido de 18W.
Quanto às câmaras, a Xiaomi pode até ter mudado o jogo com o primeiro smartphone com uma câmara de 64MP, o Redmi Note 8 Pro, mas a Câmara de 48MP do Mi 9 Lite ainda dá cartas, até porque as fotografias de alta resolução ainda são um processo complexo para os processadores atuais. Teremos ao nosso dispor igualmente uma câmara ultragrande angular de 8MP, e uma câmara de profundidade de 2MP. Entretanto, a Xiaomi coloca 32MP à frente para garantir que as selfies ficam supimpa.
A fotografia é uma aposta muito real da Xiaomi e, por isso, o Mi 9 Lite vem carregado de funcionalidades, incluindo slow-motion a 960fps, HDR e iluminação de estúdio via inteligência artificial.
Parecendo um bom exemplo do que a Xiaomi é capaz de oferecer, o Xiaomi Mi 9 Lite não deixa de fora uma das imagens de marca da Xiaomi, o emissor IR, incluindo igualmente uma saída áudio de 3.5mm, Bluetooth 5.0, NFC e 4G VoLTE.
Quanto podem esperar pagar por isto tudo? Os preços anunciados são de €319 para a versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, enquanto 128GB irão custar algo mais, $349. Mas, tudo somado, vale bem ir para os 128GB!