O site de procura e avaliação de restaurantes Zomato teve a sua própria refeição indigesta, graças ao roubo de cerca de 17 milhões de emails e passwords de utilizadores.
Por isso, se é utilizador do site, o melhor é mudar já as suas passwords antes de continuar a ler este artigo. O maior perigo, como sempre, é representado pela reutilização de passwords em diversos sites, o que colocará os utilizadores em perigo em mais serviços do que apenas o Zomato.
Perante isto, a única opção sensata é a alteração de passwords, mesmo que não tenhamos notado actividades estranhas na nossa conta.
Ainda assim, a Zomato indica que as informações financeiras das contas não foram afectadas e que, como as passwords roubadas eram apenas hashes, potencialmente as passwords reais continuam por violar. A salvaguarda não pode se totalmente confirmada, já que qualquer algoritmo tem os seus limites.
Quanto à origem da fuga de dados, a Zomato aponta para a violação da conta de um funcionário, não para uma falha global de segurança, pelo que neste momento não existe razão para os utilizadores do site terem receio de futuros incidentes.