O mercado das memórias DRAM e NAND pode estar prestes de sofrer uma profunda alteração de equilíbrios, agora que a Toshiba decidiu vender a sua divisão de semicondutores à Coreana SK Hynix, um dos principais concorrentes da Samsung. A Apple, um dos principais concorrentes da SK Hynix, não só investe no negócio, como será a mais beneficiada. A Western Digital é a grande perdedora e irá disputar a decisão.

O negócio rondará os $17.7 biliões de Dólares, com a Toshiba a vender uma forte porção do seu negócio nos semicondutores a um consórcio liderado pela Bain Capital LLC, e inclui financiamento da Apple, SK Hynix, Seagate, Kingston e Dell. Ao todo, serão vendidos 49,9%, enquanto a própria Toshiba manterá 40,2% e a Hoya Corporation ficará com o restante.

Todos os compradores saem beneficiados, mas para a SK Hynix o negócio pode ser particularmente vantajoso. Actualmente em 5º lugar no ranking dos fabricantes de memórias NAND, a SK Hynix já é concorrente directa da Samsung em DRAM. Os seus chips podem facilmente ser encontrados em equipamentos de topo como o iPhone, ou equipamentos como o Huawei P10, se bem nos lembrarmos de todas as questões levantadas há alguns meses quanto à sua utilização de memórias eMMC.

Com a sua parte na aquisição da Toshiba, a SK Hynix pode ascender para o segundo lugar global no fabrico de memórias cada vez em maior procura para a revolução móvel alimentada por este tipo de chips. Unindo as suas operações com as da Toshiba, a SK Hynix poderá oferecer chips em quantidade, a preços altamente competitivos, enfrentando a Samsung e beneficiando particularmente a sua grande cliente que é a Apple.

O problema chamado Western Digital

Actualmente a Toshiba opera a unidade de fabrico de memórias em conjunção com a Western Digital. A venda de parte da unidade é, por isso um rude golpe para a Western que vê a produção nas mãos dos seus principais concorrentes. A Western Digital deverá agora colocar a sua posição perante o tribunal arbitrário internacional, com o potencial para reduzir o valor da compra, caso consiga impedir a Toshiba de vender.

Receios de monopólio são também uma complicação para os compradores, já que a Toshiba terá assegurado que a SK Hynix não deterá mais de 15% da Toshiba ao longo dos próximos 10 anos, e também não terá acesso às tecnologias propriamente ditas que a Toshiba possui.

Onde é que este negócio deixa os nossos smartphones?

A aquisição de parte do negócio de memórias da Toshiba transcende os chips para smartphones, mas irá influenciar grandemente o meio.

A Samsung é dominante neste segmento, e a SK Hynix encontra-se algo atrás. Poderá agora ter maior capacidade de produção, mas o mais importante é o investimento.

A Toshiba tem-se focado na energia nuclear e, por isso, os analistas têm indicado uma perda da sua capacidade de se manter na linha da frente. A chegada da Apple e da SK Hynix dará um grande contributo para que a unidade possa competir mais seriamente com a Samsung.

Em teoria, os preços poderão ser mais acessíveis porquanto as linhas de produção desta última não estejam saturadas de encomendas. O potencial existe ainda para novas corridas a novas tecnologias que permitam equipamentos móveis mais poderosos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui