A OnePlus publicou hoje um vídeo com algum francamente extraordinário do ponto de vista técnico: o motion smoothing num vídeo, ou interpolação de movimento. Esta técnica permite criar frames intermédias para que um vídeo de 30fps seja interpolado para 120fps, com movimentos muito mais suaves. Parece fantástico, é fantástico, mas também se chama “efeito telenovela” e é detestado por tantos quanto o adoram.
If you’ve seen high-quality TVs, you’re no stranger to MEMC. We’ve created a custom MEMC chip that can push ordinary 30fps video up to 120, so any video gets the full advantage of our 120Hz Fluid Display. pic.twitter.com/YPD3fw5uOn
— Pete Lau (@PeteLau) January 16, 2020
Portanto, a OnePlus já tinha dado nota de tecnologia MEMC no seu Fluid Display, mas vê-lo num vídeo levanta muitas questões. Os solavancos e saltos, os movimentos desfocados de um filme de acção filmado a 24fps são parte da nossa percepção de acção e movimento e a interpolação de frames suaviza de tal forma os movimentos e torna cada frame tão mais nítida que se perde uma certa estética de ficção. Principalmente porque não existe uma razão técnica para se filmar a 24fps em vez de 60 ou 120, excepto que se trata de uma imagem e percepção que se quer passar. As marcas de smartphones não são alheias a isto e não desenvolveram qualquer esforço para podermos filmar vídeo FHD a 120fps.
Quanto ao efeito telenovela, muitos gostam, um número igual ou maior detesta. Para o utilizador comum, esta funcionalidade é bonita, mas quando começarmos a ver filmes e séries no telemóvel, não vamos de todo experienciar o que os realizadores quiseram passar e isso pode ser tecnologicamente soberbo, mas será bom do ponto de vista da experiência final?