Homogeneização, consolidação, diferenciação e evolução. Estas são quatro linhas orientadoras que podem definir a ampla reorganização do seu portfólio de smartphones, feita pela Alcatel hoje, no grande palco privilegiado da CES de Las Vegas.

A nova segmentação já tinha sido razoavelmente filtrada por nós, mas agora a Alcatel explicou a nova filosofia do seu portfólio. Os novos dispositivos são uma ruptura com o passado, e um grande salto frente na sua filosofia de mercado. Ao longo dos últimos anos, a Alcatel sempre foi uma referência nas gamas económicas, mas agora quer realmente ser um player e espelhar as principais tendências estilísticas actuais.

A gigante TCL ao serviço da Alcatel

A TCL colocou os seus recursos em campo, como um dos principais fabricantes mundiais de painéis LCD. Se os ecrãs da Alcatel sempre foram bons, há agora um claro compromisso por parte da TCL em colocar ao seu dispor as suas linhas de montagem e tecnologia audiovisual.

Assim, todos as gamas agora anunciadas contarão com ecrãs Alcatel Full View 18:9. É a renovação de um portfólio mais agressiva que vimos nos últimos anos. Enquanto a esmagadora maioria das marcas ainda hesita entre o 16:9 e o 18:9, a Alcatel entra neste formato num único e resiliente assalto. Este tipo de ruptura num mundo de alterações incrementais não é menos impressionante que o salto estilístico do iPhone X face aos anteriores iPhone.

O ecrã Full View não significa obrigatoriamente bezel-less. Aí, o diálogo entre os que preferem poucos rebordos e os que preferem nenhuns ainda não chegou a um veredicto. No entanto, os futuros Alcatel são mais refinados, com mais ecrã por área, e servidos por uma construção mais arrojada com linhas mais heterodoxas.

Quanto a mim, nada enquadra tão bem o atrevimento da nova linguagem estilística quanto o refinado Alcatel 5. Com uma postura tribezel-less, não totalmente distante do Sharp Aquos Crystal, e acabamentos em metal escovado, o Alcatel 5 atira-nos com um amplo ecrã de rebordos tão mínimos quanto necessário e duas câmaras frontais alojadas num friso corrugado sob o vidro, que assim dá vida a uma área geralmente oca de interesse. A combinação dos elementos – particularmente dos negros e dourados – é reminiscente dos veículos estatais de prestígio e inegavelmente premium.

Nos renders, o Alcatel 5 é o equipamento de um connoisseur de design. Baseado apenas nesse ponto, a Alcatel não terá problemas em promover o smartphone, e as especificações também são muito razoáveis para um gama média. Atirem com áudio de topo e actualizações atempadas, e terão aí um vencedor.

Uma nova segmentação

Aquilo que Alcatel apresentou na CES é um repensar da sua oferta a partir das bases, e uma segmentação quiçá mais fácil de perceber e seguir

Do comunicado de imprensa:

GAMA ALCATEL 5

A gama Alcatel 5 foi desenhada para oferecer as melhores funcionalidades, aquelas que os consumidores mais desejam, a um custo muito inferior ao de flagships com características comparáveis. Para tal, incluirá funcionalidades como desbloqueio através do rosto, ecrã Alcatel Full-View 18:9 e muito mais. Com a gama Alcatel 5, os utilizadores desfrutarão de imagens fantásticas, uma experiência de visualização em estilo ‘cinema’ e uma bateria de longa duração para um dia inteiro de utilização.

GAMA ALCATEL 3

A gama Alcatel 3 disponibiliza um mix ideal das mais recentes e trendy funcionalidades, estando equipado com câmaras duplas, um elegante hardware e também ecrã Alcatel Full-View 18:9, tudo isto a preços de mercado bastante atrativos. Esta gama apresentará uma variedade de dispositivos e incluirá produtos com grandes ecrãs e alta resolução.

GAMA ALCATEL 1

Os smartphones da gama Alcatel 1 proporcionam a todos uma incrível experiência ao preço mais acessível. Oferecem acesso universal a um hardware unibodycom um design elegante e materiais premium, bem como funcionalidades de topo, como o ecrã Alcatel Full-View 18:9 e desbloqueio através do rosto.

O futuro excitante

Em boa medida, as famílias Alcatel são ainda bastante desconhecidas, com a excepção do Alcatel 5. Preços e características finais deverão ser oficializadas durante o Mobile World Congress de Barcelona no final de Fevereiro, segundo a própria marca.

Antes é expectável que novas informações venham a lume. Fiquem atentos às nossas páginas. Até lá, considerem-me excitado com as revelações da Alcatel.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui