É oficial, e se não é fã da bolachinha de chocolate com recheio, lamentamos, mas a Google confirmou hoje que o Android 8.0 será mesmo o Android Oreo depois de muita especulação que incluiu Oatmeal Cookie e Orangina.

Mas vamos deixar a conversa geek de lado: para milhões de consumidores, o Android Oreo nunca se irá materializar no seu smartphone, enquanto outros tantos terão essa sorte. Neste momento colocaríamos grande enfoque à compra de um smartphone que vá receber o Oreo no futuro, mas porquê? Em que é que o Android Oreo tornará o seu smartphone melhor?

Mais Segurança

Por vezes parece que a Google está simplesmente a correr atrás das falhas de segurança encontradas no seu sistema, mas aquele que é um sistema operativo intrinsecamente seguro será ainda mais seguro com o Android Oreo.

Não estamos a falar do simples facto de que, com sistemas novos, as falhas de segurança são inerentemente menores, por falta de olharmos com suficiente atenção. Não.

O Google Oreo introduz de facto enormes melhorias em termos de segurança. O sistema autofill permitirá que um utilizador não tenha de decorar inúmeras passwords para todas as suas apps e jogos, já que o Android irá reter esses dados de modo a não perdermos (por exemplo) um perfil num jogo ou numa app/rede social. Obviamente que o autofill será encriptado e terá um elevado nível de segurança. Para os utilizadores, a vantagem é que poderão utilizar passwords diferentes para apps diferentes, sem terem de as decorar, o que leva muitos a reaproveitar passwords que, uma vez roubadas, podem significar a perda transversal das nossas principais apps e contas.

Outra medida de segurança integrada no Google Oreo é a Find My Device (Encontrar o meu dispositivo). Se Googlarem hoje “Find My Device”, encontram uma página da Google que permite encontrar um dispositivo perdido, bloqueá-lo, emitir som ou apagá-lo remotamente. No Android temos de instalar o Android Device Manager, mas o Android Oreo terá a funcionalidade integrada, de modo que a partir de qualquer dispositivo será possível encontrar um perdido.

Finalmente, o Play Protect, que rastreia as apps na Play Store e procura por software malicioso, fará igualmente parte do pacote base do Android 8.0, o que significará que poderemos ter ainda mais segurança na instalação de qualquer app. Mas lembre-se que a maior parte das infecções não se dá via Play Store, mas via apps instaladas a partir de outros serviços.

Melhor Performance

Os processadores estão cada vez mais poderosos, mas também as apps se tornam cada vez mais pesadas e complexas. Em particular, a profusão de chats que existe hoje em dia significa que a memória é bastante solicitada quando estas apps estão em segundo plano, não adormecidas, mas constantemente a procurarem actualizações na rede.

Por isso o Google Oreo introduz limitações ao modo como as apps correm em segundo plano, nomeadamente quanto ao acesso à localização e solicitações à rede, e outros refinamentos. Deste modo, as apps solicitam menos o processador e deixam recursos livres para as apps que correm em primeiro plano por um lado e, por outro, permitem à bateria durar mais.

Os utilizadores poderão ainda optar por utilizarem o Android Vitals, uma consola que permite partilhar dados de estabilidade de aplicações, como bloqueios ou renderização lenta, de modo a que os programadores possam melhorar cada app.

Maior funcionalidade

O Android é um sistema operativo com bastantes opções de funcionalidade, mas os utilizadores têm agora mais algumas à sua disposição, como por exemplo o picture in picture, que permite ter um vídeo flutuante (do YouTube ou de uma videochamada) enquanto verificamos outras apps.instagram_dot_500px

As notificações levam um grande upgrade. Até agora sempre tivemos a famosa persiana que podemos puxar para baixo para ver as apps que requerem a nossa atenção. Ora o Android Oreo introduz as Notification Dots, por assim dizer pontos que surgem sobre as apps que têm actividades novas (algo que diversas marcas já implementam), após o que surgem balões ao estilo de vinhetas de banda desenhada com as notificações propriamente tidas.

Ainda mais interessante são as Instant Apps. Esta funcionalidade que já é utilizada por mais de 500 milhões de utilizadores será agora nativa no Android 8.0, e permite que utilizemos apps directamente no browser sem as instalarmos. Se gostarmos delas, poderemos então instalar directamente da Play Store.

Finalmente, a selecção inteligente de texto que facilita a selecção de texto, reconhecendo o tipo de texto que estamos a seleccionar, por exemplo um endereço, um endereço de email, ou um número de telefone.

E muito mais

Bom, o Android Oreo não é tudo coisas sérias e complicadas: os emojis foram reformulados e 60 novos emojis introduzidos. Esta é, afinal, uma das maiores formas de expressão nas conversações de hoje em dia.

A Google está confiante nas mudanças introduzidas no Android Oreo, muitas para lá da vista do utilizador e que permitem ao sistema funcionar com maior fluidez, enquanto poupa bateria. O Android Oreo será, por isso, uma versão do Android que será interessante possuir no nosso smartphone, mas isso é outra história: a Google já começou a disponibilizar o novo Android para todos os seus parceiros, mas competirá agora às marcas e às operadoras validar as alterações necessárias para que o novo Android chegue a dispositivos actualmente com Android Nougat.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui