Com o excepcional Huawei Mate 9 quase a fazer um ano e com o Mate 10 prestes a substitui-lo, a Huawei não se esqueceu do seu topo de gama e dados recolhidos do Geekbench indicam que já se encontra em circulação uma versão do Mate 9 com Android 8.0.
Isto significará que a Huawei estará na fase final de teste, antes de começar a fazer o rollout para os utilizadores finais. Entretanto, o Huawei Mate 9 corre o Android Nougat com EMUI 5.0 que representou para o fabricante um grande passo em frente em termos de design e funcionalidades.
Quando em Novembro de 2016 o Huawei Mate 9 foi lançado com Nougat de raíz, foi a primeira vez que a Huawei lançou um dispositivo desta gama com a mais recente versão do Android, e a actualização nesta fase para o Android Oreo é uma excelente notícia por mostrar que a Huawei aposta agora a sério no software actualizado.
Outros equipamentos da Huawei aguardam igualmente a sua actualização para o Android Oreo, caso dos Huawei P10, Huawei P10 Plus, Honor 8, Honor 8 Pro, Honor 8 Lite e Honor 6X.
Neste momento não é possível determinar um prazo para a chegada do Android Oreo ao Huawei Mate 9. A actualização chegará sob a forma de uma OTA que será dispensada de modo faseado aos diversos utilizadores, mas não deverá já faltar muito.
As principais novidades do Android Oreo
A totalidade das novidades que o Android Oreo trará para o Huawei Mate 9 estão dependentes da adaptação que a Huawei fizer do sistema operativo, mas os utilizadores deverão receber desde logo melhor performance e melhor duração da bateria, já que o Android Oreo altera profundamente a gestão das aplicações em segundo plano.
É igualmente um sistema operativo mais seguro, mas do lado mais prático e visível, os utilizadores passarão a ter os Notification Dots, ou as Instant Apps, que permitirá correr apps sem as instalar.
Ler mais: Android 8.0 Oreo Oficial: O que vai melhorar no seu smartphone?
Huawei Mate 10 já ao virar da esquina
Este deverá ser o último mês do reinado do Huawei Mate 9 como flagship da Huawei, substituído que está para ser pelo Huawei Mate 10. Com revelação esperada para 16 de Outubro, o Huawei Mate 10 deverá integrar o novo HiSilicon Kirin 970 com nova arquitectura e chip de inteligência artificial. Apesar do Huawei Mate 9 possuir já poucos rebordos, o Huawei Mate 10 levará esse aspecto mais longe com um ecrã de 18:9.
Aguarda-se a confirmação do Huawei Mate 10 em pelo menos 3 versões: a versão standard, Huawei Mate 10 Pro e Huawei Mate 10 Lite, que poderá ser um rebranding do muito interessante Huawei Maimang 6, recentemente oficializado.
Será, portanto, uma altura interessante para adquirir o Huawei Mate 9 com preços mais apetecíveis, numa altura em que este continua a ser um dispositivo muito apetecível.