A Apple tratou todos os consumidores como burros. Ao castrar a performance do iPhone a gigante de Cupertino não só pensa que os seus utilizadores são tótós, como pensa que a imprensa de tecnologia também o é.

Sim, caso não tenham estado atentos aos últimos dias, a Apple confirmou que capa a performance dos modelos mais antigos, para melhorar a sua estabilidade. E chamou-lhe uma característica! Mas, por todos os motivos do mundo, o que Apple fez foi enganar deliberadamente os utilizadores no que será uma pura violação ética da defesa do consumidor.

Obrigado pela honestidade, Apple

Se pensam que a Apple teve um surto de honestidade por algo que é discutido a sério há mais de dois anos, estão profundamente enganados. Ao longo dos últimos dois anos a Apple não disse nada sobre as queixas de quebra da performance nos iPhone das gerações 6 e 7. Ao fim de dois anos a tratar os utilizadores como se estivessem a ver coisas ou fosse decadência normal a Apple foi finalmente apanhada a falsear a performance dos seus equipamentos por dois investigadores independentes.

O primeiro foi John Poole, criador do Geekbench 4, dos Primate Labs. O segundo foi o programador Guilherme Rambo, programador iOS de grande renome que descobriu no código do sistema operativo um sistema que capa de modo crescente a performance do dispositivo à medida que a bateria se degrada.

Foi neste estado de coisas (sem como o negar) que a Apple admitiu que há um ano começou a capar a performance de iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE, e que agora ampliou a “funcionalidade” aos iPhone com iOS 11.2. Ou, por outras palavras, cada vez que lança um novo iPhone, a Apple transforma o vosso iPhone de €800 num Android de €200.

A solução é até genial

A Apple justifica a atitude de modo magistral: à medida que a bateria se degrada, a Apple corta o desempenho do processador e gráfica para impedir que existam reboots em pico de esforço para a bateria.

Ou seja, é um sistema muito inteligente e potencialmente benéfico para manter o dispositivo a funcionar com bateria consistente e minimizando os erros. O maior problema da utilização continuada de baterias não é apenas a capacidade de armazenamento, mas a capacidade de transmissão de corrente.

Uma bateria de smartphone mede mAh, ou seja miliamperes por hora, ou a capacidade que ela pode despender durante uma hora. Portanto, com uma capacidade de 1960mAh, no caso do iPhone 7 significa que se a bateria estiver a debitar 1960mA, vai aguentar uma hora. Isto não significa que 1960mAh seja a sua carga máxima, ou que esta taxa de transmissão de corrente se verifique sequer, frequentemente. Mas significa que, ao longo do tempo de utilização, uma bateria perde a capacidade de transmitir corrente na sua capacidade máxima. Caso o processador necessite dessa carga máxima, fica sem energia e o smartphone desliga-se.

Este problema é bem conhecido por outro nome: o caso do bootloop infinito dos Nexus 5X e Nexus 6P que, no final de 2016, começaram a entrar em bootloops infinitos que os impediam de iniciar o sistema operativo. A causa estava na incapacidade da bateria fornecer ao processador a energia necessária para o smartphone arrancar, e só foi resolvido (pelo menos no caso do Nexus 6P) ao se desactivarem 4 núcleos do Snapdragon 810, reduzindo o consumo energético no arranque.

Ao implementar este controlo da performance, a Apple estaria a fazer uma coisa genial para defender os seus consumidores, excepto que não está. No fundo, a Apple está apenas a empurrar todos para uma substituição apressada do seu iPhone.

Uma maçã podre

Ao fim de um ano, mesmo ao fim de dois, não temos obrigatoriamente que notar grandes quebras de performance de uma bateria. No entanto a Apple aplicou esta funcionalidade a duas gerações de iPhone, uma das quais tem apenas um ano, com muitos dispositivos comprados há menos de seis meses, e muitos a queixarem-se de quebras de performance.

Para pensar que é necessário castrar assim sem pré-aviso a performance dos seus dispositivos, a Apple tem que pensar que existe um problema sério de degradação das baterias dos iPhone, mas em ponto algum o admite.

A Apple está a enganar os seus utilizadores de modo puro e simples. É que, se parece uma boa ideia controlar a performance para que a bateria não dê problemas, o que a Apple está a fazer é o equivalente de irmos ao mecânico e ele nos capar o motor porque o cano de escape precisava ser substituído. O problema é que estamos a falar da Apple, uma empresa que tem lutado activamente contra o direito de qualquer utilizador para reparar um equipamento que comprou e que lhe pertence. Na maioria dos dispositivos Android, mudar uma bateria é fácil com alguns conhecimentos técnicos e ferramentas básicas. Não com o iPhone.

No caso do iPhone necessitamos de ferramentas proprietary caras, porque a Apple pratica preços exorbitantes para qualquer reparação, praticamente empurrando as pessoas para a compra de novos dispositivos, em vez de reparações. Substituir uma bateria num iPhone é um processo extremamente complexo e oneroso, completamente fora do alcance da maioria dos técnicos baratos que encontramos facilmente em qualquer centro comercial.

Portanto, ao mesmo tempo que a Apple diz estar a ajudar os utilizadores, está activamente a criar smartphones quase impossíveis de reparar e cria conscientemente o problema que agora diz ajudar a resolver. Mas numa coisa a Apple tem razão: só compra quem quer, e sabe ao que vai.

O vosso iPhone não vos pertence

O problema do embuste aos consumidores vai muito mais longe do que a Apple criar uma situação em que os utilizadores não têm mais opção do que aguentar um smartphone ridiculamente fraco ao fim de um ano ou comprar um novo.

O problema é que, depois de comprarmos um equipamento por uma fortuna, a Apple muda arbitrariamente o seu comportamento, sem alertar os consumidores, nem lhes dar a opção de optar por performance à custa de bateria. É óbvio porquê: a Apple pensa que todos os seus utilizadores são tótós e aproveita para lhes explicar que o melhor é comprar um iPhone novo que este já não dá.

A Apple é absolutamente imune a qualquer decência no tratamento dos seus utilizadores. No caso do Nexus 6P, o fix para o bootloop era óbvio e o problema identificado. E quem quisesse podia facilmente substituir a bateria por uma nova, ou dentro da garantia, ou comprando uma online e indo a qualquer loja.

A Apple passou o último ano a adulterar a performance de dispositivos sem admitir que o fazia e sem dizer porquê. Nenhuma marca deveria, em momento algum poder simplesmente chegar perto de um equipamento que já não lhe pertence e alterar a sua performance. Nem a Apple, nem a Google, nem a Volkswagen e muito menos a Samsung.

Que qualquer fabricante possa arbitrariamente alterar a actuação de algo que já pagamos é o mesmo que dizer que não temos qualquer controlo sobre o que de facto compramos. É inaceitável.

A Apple foi profundamente desleal e desonesta

Estou habituado a testar quiçá uma dezena de smartphones por ano, com alguma sorte, enquanto tenho diversos smartphones que funcionam há dois anos sem grande problema. Quanto saltei do Android 6 para o 7 e depois para o 8, nunca tive qualquer problema de performance degradada. Pelo contrário, com cada nova actualização, o Android gere melhor a bateria e o consumo em segundo plano desta.

Seria fantástico se a Apple pudesse fazer o mesmo, mas não o fez. O caminho escolhido foi primeiro tornar quase impossível substituir uma bateria, e depois roubar aos utilizadores qualquer opção de manter uma performance elevada em troca de uma bateria com menor disponibilidade. Se no Android podemos optar, a Apple roubou-nos qualquer decisão possível sobre um dispositivo que é nosso. Pago a peso de ouro.

Portanto, não é uma funcionalidade, é um roubo. É obsolescência programada e pior: programada depois da compra numa rude, brutal, e desleal alteração unilateral e secreta das condições de funcionamento de um equipamento.

O pior de tudo? Daqui a um ano, também o vosso colossal e milionário iPhone X será capado. Não se sentem todos melhor com os €1000 gastos?

 

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