A Toyota, juntamente com a CaetanoBus, empresa da Salvador Caetano Indústria dedicada ao desenvolvimento e fabrico de autocarros, deram um passo significativo no desenvolvimento de soluções de transporte colectivo amigas do ambiente e com emissões zero. Portugal irá produzir autocarros movidos a hidrogénio.
A Toyota irá fornecer os sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio e outros componentes chave para a implementação da tecnologia, à CaetanoBus, que irá produzir e comercializar os autocarros. Pela primeira vez na Europa a Toyota cede a sua tecnologia, procurando promover a tecnologia de pilha de combustível para outros meios de transporte que não os veículos ligeiros de passageiros.
“O fornecimento dos nossos sistemas de pilha de combustível à CaetanoBus demonstra os muitos usos práticos e benefícios ambientais do hidrogénio para uma sociedade livre de carbono. Estamos realmente animados com a perspetiva de ver os primeiros autocarros do nosso parceiro automotivo de longa data nas estradas europeias” – Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe
“Os autocarros a hidrogénio têm vantagens significativas em comparação com outros veículos de emissão zero, nomeadamente uma autonomia superior e um tempo de reabastecimento reduzido. Estes benefícios permitem que os autocarros movidos a pilha de combustível de hidrogénio possam operar em rotas mais longas e possibilitam uma maior utilização.” – Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe
“Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa na Europa a beneficiar da tecnologia líder de pilha de combustível da Toyota. E é com satisfação que vamos demonstrar as nossas capacidades de excelência no desenvolvimento e fabrico de autocarros. Acreditamos que o hidrogénio é uma ótima solução para os autocarros com zero emissões.” – José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria,
O lançamento oficial deste projecto, com o nome Fuel Cell Bus, aconteceu ontem, aproveitando a passagem do Energy Observer, a primeira embarcação do mundo movida a hidrogénio de forma autónoma, sem qualquer tipo de emissões de gases.
Os primeiros autocarros de pilha de combustível e igualmente com zero emissões de gases, começarão a sair das linhas da CaetanoBus no final do próximo ano, sendo que o seu destino deverão ser os operadores europeus.