Antes de mais, definir as características de um flagship é um desafio extremamente redutor se reduzirmos tudo à performance do processador. Por isso, nos meus olhos, os BlackBerry KEYone e BlackBerry Key2 sempre foram flagships com todo o mérito, reunindo uma autonomia incomparável, com design inconfundível e um teclado insubstituível. Mas, apesar destes superlativos, a TCL ainda tem em falta um flagship em todos os sentidos possíveis, um rival para os Mate 10 e Note 8 deste mundo. A Optiemus, entretanto, quer mudar isso.
Quem o diz é Evan Blass, embora – como o seu nome indica – o BlackBerry Ghost ainda seja de certo modo um fantasma sobre o qual pouco se sabe, excepto que poderá conter um módulo de duas câmaras. A revelação agora é que o dispositivo terá uma bateria de 4000mAh, um valor que nenhum outro equipamento de gama alta ultrapassa neste momento.
A autonomia sendo um factor importante em qualquer negócio, o BlackBerry Ghost não irá deixar de fazer essa aposta importante. No entanto, este é o único hardware conhecido até agora e tudo o resto são especulações. Pensa-se que desta vez a opção será por um Snapdragon de gama alta e que o Ghost terá um ecrã 18:9, toda uma estreia no mundo BlackBerry.
E não haverá teclado. A única marca a apostar ainda em smartphones com teclados físicos (embora a Samsung venda teclados físicos para acoplar aos Galaxy), a BlackBerry terá no Ghost um flagship sem teclado, o que aponta para um público-alvo diferente daquele que olha para a família KEY, cujo teclado é extremamente importante para a produtividade em mobilidade.
Bom, e Blass é geralmente confiável, pelo que podemos esperar que o BlackBerry Ghost seja brevemente revelado. Entretanto, porque a Optiemus não tem licença para vender equipamentos BlackBerry na Europa, dificilmente veremos este equipamento por cá. Resta saber se a TCL seguirá o exemplo e disponibilizará um novo flagship sem teclado, ou se há sequer mercado para um tal equipamento sem hardware diferenciador.
One more Ghost tidbit: it's got a 4,000mAh battery, which would be one of the largest in a flagship-class device.
— Evan Blass (@evleaks) July 5, 2018