O BMW 225XE é um dos veículos que faz parte da gama de híbridos plugin que a marca alemã tem vindo a lançar no mercado. Um carro familiar, mas com uma vertente que permite alguma diversão na estrada, este é daqueles carros que permite conjugar o melhor das duas coisas, numa só. E se não costuma fazer mais do que 30km diários para ir para o trabalho, fique a saber que pode dizer adeus à gasolina.

O 225XE é um Monovolume compacto com tração integral e 224cv, graças aos dois motores que o equipam. O motor térmico de três cilindros fornece 136cv, enquanto que o motor eléctrico fornece a tração traseira e acrescenta 88cv de potência. Tudo isto, com um binário máximo de 385Nm.

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O grande trunfo deste BMW 225XE, é sem dúvida a capacidade de circular sem consumir uma gota de gasolina. Com uma autonomia de cerca de 30km, quando totalmente carregado, é possível que algumas pessoas consigam fazer o seu dia a dia sem consumir combustível. Claro que isto depende muito do peso do pé do condutor, assim como do percurso diário. Para percursos maiores, temos sempre o motor de combustão com consumos mais reduzidos que o normal, graças à ajuda do motor eléctrico.

Apesar da autonomia reduzida, é curioso que a marca alemã tenha preparado o depósito de combustível para armazenar a gasolina durante grandes períodos de tempo. Com uma capacidade (reduzida) de 36 litros, é feito em aço e é pressurizado, de forma a garantir uma maior segurança. A nível de baterias, de notar o facto de não ter sido roubado muito espaço ao habitáculo, comparativamente ao modelo convencional. Na verdade, apenas a bagageira perde cerca de 70 litros para acomodar as baterias.

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A experiência de condução híbrida é garantida através de três modos disponíveis, o Auto eDrive, Max eDrive e poupança de bateria. No primeiro, é possível fazer cerca de 35km com velocidades a rondar os 50km/h. No modo Max eDrive, é possível circular a velocidades mais elevadas, no entanto a bateria também é consumida muito mais rapidamente, como seria de esperar. Por último, temos o modo Poupança de Energia que nos permite poupar ao máximo a bateria. Este modo só deverá ser usado pelos mais “forretas”, já que temos que abdicar de algum conforto, como é o caso do ar condicionado. Claro que esta autonomia pode ser sempre influenciada pelo tipo de condução praticada, nunca esquecendo que nas travagens a energia é regenerada, assim como nas descidas.

Mas quando chega a altura de carregar, é possível fazê-lo numa tomada convencional, com um tempo de carga a rondar as 3h30. Nos postos de carregamento, este tempo reduz ligeiramente, sendo que com a iWallbox, segundo o que a BMW indica, o tempo de carregamento é de apenas 2h15m.

Condução

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O BMW 225XE é um carro familiar, mas que ao mesmo tempo permite alguma diversão para os pais depois de deixarem as crianças nas escolas. Nas estradas, é um carro que se mexe bastante bem, sendo que os dois motores conjugados permitem um desempenho muito interessante. A título de exemplo, em números anunciados pela marca, é possível chegar dos 0 aos 100km/h em apenas 6,7 segundos. A transição entre o motor eléctrico e o motor a gasolina é suave. No entanto, quando se acelera a fundo, altura em que os dois motores devem entrar em acção, nota-se alguma hesitação. O mesmo se passa com a caixa automática de 6 velocidades que parece que se atrapalha um pouco, principalmente em reduções. Ainda assim, estas situações são pontuais e não normais no uso do dia a dia.

Globalmente, a nível de conforto, o 225XE é bastante bom. Ainda assim, a suspensão é um pouco dura, sendo que nos lugares traseiros é onde se nota mais. Em curva, o carro comporta-se bastante bem, com uma direção bastante sensitiva e precisa, sendo que é possível perceber a tração dianteira, apesar de o carro ser de tração integral.

BMW 225XE económico, mas não para a carteira

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Em condução normal e entre motor eléctrico e motor a gasolina, é possível fazer consumos a rondar os 3/4 litros. No entanto, este valor rapidamente dispara se o peso do pé no pedal do acelerador aumentar. Ainda assim, mesmo com uma condução mais agressiva e exigente, o consumo do BMW 225XE não passou dos 6,5l.

O problema está nos custos. Este 225XE está disponível por valores a partir dos 39 350€, um valor relativamente elevado mas que ainda assim, feitas as contas e bem avaliado o normal percurso de cada pessoa, é capaz de justificar ao final de algum tempo.

No final, o BMW 225XE Active Tourer não perde nada para os outros modelos da série 2, tendo até a vantagem de acrescentar o modo totalmente eléctrico ou híbrido, reduzindo assim consumos de combustíveis fósseis (ou eliminando-os por completo).

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